“Cisne Branco” atrai mais de 2 mil visitantes no Porto de Salvador (BA)

Data:

Quando as tradicionais velas do “Cisne Branco” despontam no horizonte, é sinal de que algumas cidades terão o privilégio de receber a visita pública e gratuita dessa embarcação, que simboliza a diplomacia naval brasileira e atua como uma verdadeira embaixada flutuante. No domingo (13), mais de 2 mil visitantes conheceram as peculiaridades e a estrutura diferenciada do navio à vela, no porto da cidade de Salvador (BA).

A visitação, organizada pelo Comando do 2º Distrito Naval com o apoio do Terminal Marítimo de Salvador (CONTERMAS), proporcionou um passeio pela vida a bordo para crianças, idosos, estudantes e adultos, que se surpreenderam com a imponência do “Cisne Branco”.

Anallu Santana Freire, de somente oito anos, demonstrou maturidade ao dar entrevista e afirmar que a visita foi surpreendente.

“Eu amei conhecer esse navio lindo, não esperava que ele fosse tão diferente. Se eu pudesse, pediria para a minha mãe me trazer mais vezes”, contou.

A enfermeira Daniela de Oliveira Souza levou o filho Pietro, de dois anos, e ficou impressionada com a beleza do veleiro. “Para nós, aqui de Salvador, é algo muito diferente e, acima de tudo, cultural. A Marinha trouxe essa estrutura incrível para beneficiar os moradores da cidade, e só temos a agradecer”, enfatizou.

“Cisne Branco”

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, com uma tripulação de 56 militares, representa o Brasil em eventos navais realizados em diversos estados e também no exterior. Sua missão diplomática promove a difusão da mentalidade marítima e a consequente preservação das tradições da Marinha, por meio da projeção da imagem da Força e da bandeira brasileira.

Além da navegação, que inclui a participação em regatas, o navio também desempenha um papel importante na formação de militares, como os Aspirantes, alunos do Colégio Naval e Aprendizes-Marinheiros. A bordo, esses jovens são treinados de forma prática em diversos aspectos da carreira naval, incluindo as manobras de vela.

Em sua primeira viagem do ano, o navio passou pelo Porto de Santos (SP), onde também foi aberto à visitação pública e gratuita. Ainda em 2025, a previsão é navegar pelos mares de Vitória (ES), Maceió (AL), Cabedelo (PB), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS).

O “Cisne Branco”, que esteve pela última vez na capital soteropolitana em agosto de 2023, deixou o porto na segunda-feira (14) com destino ao Rio de Janeiro (RJ).

Assista ao vídeo da visitação:

youtube[https://www.youtube.com/embed/Y_gSx0QFoN4]

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...