CMBel apresenta inovações na VIII Feira Científica e de Robótica

Data:

CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

Belém (PA) – Alunos do Colégio Militar de Belém (CMBel) assumem papel de protagonismo na pesquisa científica e na sustentabilidade, por meio de projetos inovadores que serão apresentados na VIII Feira Científica e de Robótica (FCR). O evento ocorre neste sábado (7), das 8h às 12h, e promete ser um celeiro de talentos e soluções para desafios contemporâneos. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Destaque na Feira Científica e de Robótica, um grupo de estudantes está aplicando os princípios da “Química Verde” para criar um protetor solar orgânico. A pesquisa explora o potencial de metabólitos secundários e outros compostos ativos da natureza amazônica, utilizando bioprodutos como o óleo de buriti e a manteiga de cupuaçu como matéria-prima. Este projeto visa oferecer uma alternativa sustentável e eficaz para a indústria de cosméticos.

Outra iniciativa criada por alunos é um biokit para medir a qualidade da água. Trata-se de um kit de testes rápidos para ser distribuído para a população ribeirinha, com um forte componente social: os alunos não apenas propõem o desenvolvimento de um produto, mas também estarão engajados na assistência direta às comunidades, ensinando a utilização do mesmo. Além disso, esses alunos estão produzindo material didático para redes sociais e realizando workshops e palestras sobre sustentabilidade.

VIII Feira Científica e de Robótica

Com o tema “De Belém para o mundo: ciência e sustentabilidade na construção dos equilíbrios econômico, social e ambiental”, o evento se alinha estrategicamente aos debates da COP30, que será realizada em Belém no mês de novembro. A feira promoverá reflexões essenciais sobre meio ambiente, novas tecnologias e a valorização da cultura local, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Feira Científica e de Robótica é uma oportunidade para os alunos do Ensino Fundamental e Médio desenvolverem suas habilidades acadêmicas e pessoais. Além disso, o evento serve como vitrine para a prospecção de trabalhos e talentos para a seletiva do Desafio Global do Conhecimento (DGC) 2025 e à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2026.

 

Comando Militar do Norte

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias