CMN apoia a Operação de Desintrusão na T.I Araribóia

Data:

O 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) é a base operacional da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Araribóia, ação do Governo Federal, em parceria com diversas instituições e Forças de Segurança, para combater os ilícitos em terras demarcadas.

Uma coletiva de imprensa foi realizada com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e com os representantes das agências envolvidas, no último dia sexta-feira (14). Na ocasião, foram apresentados detalhes da operação e as ações coordenadas pelo governo para garantir a proteção dos povos Awá e Guajajara e a preservação do território.

O Comandante do 50º BIS, Tenente-coronel Leite, destacou a participação do Exército Brasileiro no apoio às agências. “Inicialmente daremos o apoio logístico e de comando e controle. E continuaremos em condições de apoiar outras necessidades de urgência, principalmente por Imperatriz ser a principal cidade da região. Vale enfatizar que a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, a qual somos subordinados, já tem a expertise neste assunto, finalizando agora a Operação de Desintrusão da T.I Munduruku”.

Ação Conjunta

A Operação de Apoio à Desintrusão na Terra Indígena Araribóia, localizada no estado do Maranhão, tem como objetivo oferecer o apoio logístico necessário para a primeira etapa das ações de desintrusão, a fim de garantir o cumprimento das determinações judiciais e a preservação dos direitos territoriais das comunidades indígenas da região.

Para a execução desta missão, a 23ª Bda Inf Sl, por meio do 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), está com o emprego de cerca de 100 militares que estão fornecendo suporte operacional e logístico aos 40 agentes que participam das ações de campo.

As operações estão sendo conduzidas sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República, em cumprimento a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias