Durante a solenidade, foram entregues honrarias a civis e militares que se destacaram em ações de relevância, simbolizando o reconhecimento ao comprometimento e à dedicação à missão de defesa da Pátria e à promoção da segurança da população brasileira.
A programação também incluiu uma apresentação da 15ª Companhia de Polícia do Exército, que realizou uma demonstração de treinamento dos motociclistas e batedores militares, responsáveis por escoltas de autoridades. Outro destaque foi a demonstração de guarda e proteção da Seção de Cães de Guerra. A atuação do pastor Swat, um dos cães de guerra do Exército, encantou o público. Foi o que chamou a atenção da estudante Rebeca Sousa, de 7 anos, que vibrou: “A parte que mais gostei foi a do cachorro, ele mordeu o braço do agressor.” A menina assistiu à cerimônia com a mãe e contou que quer ser policial quando crescer.
Quem também gostou da cerimônia foi a estudante Milena Vitória de Carvalho, de 19 anos. “Eu nunca tinha visto um desfile, achei muito diferente, surpreendente para quem está vindo pela primeira vez. Acho muito importante abrir as portas para a sociedade e mostrar como é ter disciplina e postura”, destacou a jovem.
Dia do Exército
A cerimônia celebra o Dia do Exército Brasileiro, comemorado em 19 de abril, data que remete à histórica Primeira Batalha dos Guararapes, em 1648, em Pernambuco. Este marco simboliza o nascimento do Exército Nacional, reunindo brasileiros de diferentes origens — indígenas, negros e brancos — que lutaram juntos pela defesa do território contra forças invasoras.
A formatura reforça os valores de patriotismo, civismo e união, pilares fundamentais da atuação do Exército Brasileiro ao longo de sua trajetória. O evento é uma homenagem à história e ao papel fundamental da Força Terrestre na construção e preservação da soberania nacional.
“Um momento muito especial, onde todos os quartéis do Brasil comemoraram o Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. Há uma união hoje muito grande no Exército: todos os cabos, soldados, sargentos, subtenentes, oficiais de norte a sul, leste a oeste. Um momento de muita alegria, emanado pela sociedade brasileira, que comparece em massa nesse evento, com sentimento de ser brasileiro, ser patriota, ser militar, tudo conjugado nesse dia muito especial. Um reconhecimento de pessoas importantes para a sociedade, colaboradores. O Exército é uma instituição de portas abertas, é do povo, o Exército é brasileiro. Hoje é dia de nos congratularmos com nosso pessoal e com a sociedade”, afirmou o general Vendramin, Comandante Militar do Norte.