Belém (PA) – Com a proximidade da COP-30, que colocará a capital paraense em evidência mundial, a proteção e a defesa da Amazônia são pautas prioritárias para o Comando Militar do Norte (CMN). Com o objetivo de debater a temática, o Exército, em parceria com instituições de ensino superior públicas e privadas promove nos dias 6 e 7 de maio o “I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30”, para 400 pessoas, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.
O evento será dividido em quatro mesas temáticas, que destacam o emprego e a integração das forças armadas na soberania e proteção da Amazônia e a solução nos desafios de segurança e defesa da região. Além de militares com vasta experiência na temática, participam dos debates pesquisadores das universidades, representantes do Ministério da Defesa, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e outras autoridades.
No primeiro dia da programação será abordado o emprego singular das forças armadas na Amazônia Oriental, com ações voltadas especificamente para a questão da defesa e proteção da faixa de fronteira. No segundo dia, os temas estarão voltados para segurança, aquilo que estará mais relacionado ao dia a dia do cidadão. O Secretário de Segurança do Estado e professores doutores irão palestrar com mediadores que estudam a temática.
O I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental é voltado para estudantes e profissionais que atuam na área de segurança. Os 400 cadastros disponibilizados no site para participação foram preenchidos. O credenciamento no primeiro dia, que garante a vaga, iniciará às 7h30. O evento será transmitido pelo canal do CMN no YouTube.
De acordo com a organização do evento, a intenção é buscar traduzir para a sociedade paraense a importância dos debates, para que a COP deixe não somente o legado daquilo que está sendo construído, mas que efetivamente deixe um pensamento rico de soluções que possam viabilizar o crescimento sócio econômico da região.
Diante da limitação de lugares no local do evento, a pré-inscrição online não garante acesso ao teatro, sendo necessário o CREDENCIAMENTO NO LOCAL, considerando a ordem de chegada, para preenchimento das vagas.