Coalizão liderada pela Arábia Saudita lança ataque aéreo contra rebeldes no Iêmen

blank
Imagem ilustrativa com arte via redação OD com imagem via Royal Saudi Air Force.

Google News

Coalizão liderada pela Arábia Saudita lança ataque aéreo contra rebeldes no Iêmen

Nesse domingo, dia 7 de março, a coalizão liderada pela Arábia Saudita lançou uma “operação especial” contra os ativos dos Houthis (Ansar Allah) na capital do Iêmen, Sanaa, e em outras partes do país dilacerado pela guerra.

Em nota, a coalizão disse que a operação aérea visa destruir as capacidades dos houthis e punir o grupo por seus recentes ataques à Arábia Saudita.

“Civis e infraestrutura civil na Arábia Saudita são uma linha vermelha”, diz o comunicado. “Vamos punir os líderes terroristas que tentam atingir civis e a infraestrutura civil.”

A coalizão alegou que sua operação aérea está sendo realizada de acordo com o “direito internacional humanitário e suas regras”.

A TV al-Masirah do Iêmen noticiou uma série de ataques aéreos de aviões de guerra da coalizão liderados pelos sauditas no bairro de al-Nahdah e na área próxima de Atan, em Sanaa. Até agora, nenhuma perda humana foi relatada.

Nos últimos cinco dias, os Houthis lançaram 27 drones suicidas, um míssil de cruzeiro e um míssil balístico contra vários alvos no sul e oeste da Arábia Saudita, bem como na capital, Riad. De acordo com as alegações da coalizão, a maioria dos ataques tinha como alvo àreas civis mas foi frustrada pelas defesas anti-aéreas.

Os recentes ataques dos houthis aparentemente provocaram a Arábia Saudita, que ainda está determinada a continuar com sua custosa guerra no Iêmen.

As forças sauditas interceptaram um total de 10 drones lançados pelos Houthis em apenas 5 horas, afirmaram os militares sauditas em 7 de março

O coronel Turki al-Maliki disse que todos os ataques com drones visavam “alvos civis” na Arábia Saudita.

“Tomamos medidas operacionais para proteger civis e objetos civis de acordo com o Direito Internacional Humanitário”, disse o militar.

Nos últimos dias, os houthis iemenitas lançaram drones e mísseis repetidamente contra alvos dentro da Arábia Saudita. Os Houthis dizem que seus ataques são direcionados apenas a alvos militares.

Enquanto isso, dentro do Iêmen, as forças Houthi continuam emboscando e destruindo unidades das forças apoiadas pelos sauditas:

  • Com informações TV Al-Masirah, Al Jazeera, AFP, AP e STF Analysis & Intelligence via redação Orbis Defense Europe.


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

blank

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: