O Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), escola assistencial da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada na Ilha do Governador (RJ), completa 65 anos de existência, com resultados expressivos em aprovações acadêmicas no ano de 2024. A instituição, fundada em 4 de abril de 1960, tem como missão apoiar a formação educacional de dependentes de militares residentes ou transferidos para o Rio de Janeiro.
Desde 20 de dezembro de 2017, o CBNB está subordinado à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), que desempenha um papel estratégico na gestão pedagógica e administrativa da escola. A diretriz garante o alinhamento de seus processos educacionais e promove o aprimoramento constante da qualidade de ensino, com suporte de materiais didáticos modernos e tecnologias de informação.
Para o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, o trabalho desenvolvido pelas escolas assistenciais da FAB é motivo de orgulho. “As escolas assistenciais superaram seus objetivos iniciais e hoje demonstram resultados notáveis. No ano de 2024, tivemos um aumento de 100% nas aprovações em faculdades federais, sendo o Colégio Brigadeiro Newton Braga um dos principais destaques”, enfatizou.
Os bons resultados também se refletem nas aprovações para Escolas Militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e FAB, além de universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em 2024, 38 alunos do CBNB foram aprovados na primeira chamada para cursos como Comunicação Social, Engenharia, Enfermagem e Direito.
O Diretor do colégio, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, destaca a relevância da formação oferecida pela instituição. “O CBNB honra sua missão ao prestar um ensino de excelência desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, consolidando-se como referência em aprovações na região”, afirmou.
Sobre o SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação que permite o ingresso em universidades públicas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e dispensa a realização de vestibulares tradicionais.
Fotos: DIRENS