Rio de Janeiro (RJ) – O Sistema Colégio Militar do Brasil teve nove projetos científicos classificados para a etapa final da 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá na Universidade de São Paulo (USP), no período de 24 a 28 de março de 2025.
Os trabalhos finalistas oriundos do Sistema Colégio Militar são:
Projeto Venom: fagoterapia como alternativa no combate a bactérias multirresistentes – Colégio Militar de Brasília.
Uso de tecnologias associadas às cidades inteligentes para promover escolhas alimentares seguras frente às doenças crônicas não transmissíveis – Colégio Militar de Campo Grande.
Aedes_alert: prototipagem de sensores na prevenção contra os mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus – Colégio Militar de Salvador.
Sisaçúcar: redução da gordura de células adiposas e manutenção da saúde bucal a partir do consumo de um açúcar de agave sisalana – Colégio Militar de Salvador.
Uso de carbon dots de biomassa vegetal para detecção de metais pesados em corpos hídricos – Colégio Militar do Recife.
Biocarvão de fibra de coco produzido por micro-ondas para tratamento de águas contaminadas de manganês – Colégio Militar de Belo Horizonte.
Lumilens: protegendo a visão do futuro – Colégio Militar de Juiz de Fora.
Projeto Memo: propondo uma alternativa terapêutica para doenças neurodegenerativas utilizando ondas binaurais – Colégio Militar de Manaus.
MAZED – microplastic achieving zero environmental dejects: conscientização dos efeitos do microplástico no meio ambiente e no organismo – Colégio Militar de Brasília.
A conquista desses projetos para a próxima fase da Febrace reforça a excelência do ensino dos Colégios Militares no cenário nacional. Três dos trabalhos finalistas foram também vencedores na Feira de Ciências do 7º Desafio Global do Conhecimento, na seleção para representarem o Sistema Colégio Militar do Brasil na FEBRACE, atividade que ocorreu em outubro de 2024, no Colégio Militar de Brasília.
Os projetos “Venom: fagoterapia como alternativa no combate a bactérias multirresistentes”; “Sisaçúcar: redução da gordura de células adiposas e manutenção da saúde bucal a partir do consumo de um açúcar de agave sisalana”; e “Biocarvão de fibra de coco produzido por micro-ondas para tratamento de águas contaminadas de manganês” conquistaram, respectivamente, o 1º, 2º e 3º lugar na Feira de Ciências do 7º Desafio Global do Conhecimento.

Sobre a FEBRACE
A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. A FEBRACE, considerada a maior Feira de Ciências do Brasil, também tem como objetivo o engajamento de professores no desenvolvimento de práticas inovadoras e a aproximação com as escolas públicas e privadas e as universidades.