Comandante da Aeronáutica fala sobre seu primeiro ano de comando

Google News

O dia 4 de janeiro de 2020 marca o início de um novo ciclo: começa aqui o segundo ano no qual tenho a honra e a responsabilidade de ocupar a posição de Comandante da Aeronáutica. Estou certo, agora, que estamos prontos para novos desafios, e esta convicção advém das conquistas alcançadas em 2019.

Ressalto que nossos resultados são de cada um dos mais de 70 mil civis e militares que vestem as cores da Força Aérea Brasileira (FAB) e cumprem seus deveres diuturnamente. Ao longo de 2019, a FAB teve atuação determinante em operações que engrandecem ainda mais os 79 anos de nossa Instituição.

Prestamos socorro às vítimas da tragédia ambiental de Brumadinho e transportamos militares da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para Moçambique, país africano devastado pelo Ciclone Idai.

Atuamos no combate aos incêndios na Amazônia na Operação Verde Brasil e, na Amazônia Azul, ajudamos a monitorar e conter os danos causados pelo óleo derramado no Oceano Atlântico, que atingiu as praias do país.

Demos passos importantes rumo ao futuro com a entrega das duas primeiras unidades da aeronave multimissão KC390 Millennium e a apresentação do primeiro F-39 Gripen da FAB, em Linköping, na Suécia.

Participamos da tramitação e aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, entre Brasil e Estados Unidos, e da Lei nº 13.954/19, que trata da reforma do Sistema de Proteção Social das Forças Armadas e da Reestruturação da Carreira Militar.

Pensando no progresso e no aperfeiçoamento do nosso militar, o ano trouxe a implementação de novas fases do Programa de Capacitação e Valorização de Graduados.

O ano foi marcado por reuniões e estabelecimentos de acordos que são fundamentais para o bom relacionamento da FAB com autoridades nacionais e estrangeiras, empresas da Base Industrial de Defesa, Forças Aéreas de Nações amigas, entre outros.

Assim, entendemos que 2019 foi um ano de grandes conquistas e avanços – e já contando com os ganhos operacionais e de gestão obtidos, vamos em frente, trilhando o ano de 2020. Que este novo ano seja de desafi o e progresso para a nossa Força Aérea.

Diante disso, mantenho a fé inabalável na competência de cada um de vocês.

Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Comandante da Aeronáutica



Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: