Comandante da Aeronáutica realiza palestra no 306º Encontro do INCAER

Data:

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizou, no dia 30/05, no Rio de Janeiro, uma palestra sobre o “Panorama da Força Aérea”. A apresentação foi realizada durante o 306º Encontro do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), que contou com a presença de Oficiais-Generais e conselheiros da Unidade.

O primeiro tema abordado foi a modernização do Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural do Comando da Aeronáutica (Siscult). A plateia foi apresentada aos projetos de transferência da sede do INCAER para Brasília (DF), de transformação da atual sede, no Rio de Janeiro (RJ), em Centro Cultural da FAB e da criação do Museu Aeroespacial Paulista.   

Na segunda parte da apresentação, o Tenente-Brigadeiro Damasceno tratou sobre os desafios e projetos da FAB no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional. O Comandante da Aeronáutica explicou sobre o Exercício de Aprestamento ao Teatro de Operações (EXATO), que conta com uma sala estratégica para desenvolver a logística de mobilização dos meios em situações de emergência.

“Esse é um trabalho de custo zero, feito na nova sala estratégica do Estado-Maior da Aeronáutica, em Brasília. Hoje, nós temos pontuado para cada unidade aérea, para cada hospital, para a Logística, para a Intendência e para a Infantaria, exatamente o que fazer quando apertamos o botão vermelho de acionamento da Força Aérea, em casos de possíveis ameaças à soberania ou de necessidades de apoio à nossa população em contextos de crise”, afirmou o Comandante.

A palestra também abordou o Policiamento do Espaço Aéreo, que registrou, só em 2025, 249 acionamentos e 359 aeronaves interceptadas, além do acompanhamento de 81 aeronaves desconhecidas ou suspeitas.

O Comandante falou, ainda, sobre a modernização da frota, com o projeto dos caças F-39 Gripen, que conta com 9 aeronaves entregues, destacando que, em novembro de 2025, a FAB receberá o primeiro Gripen fabricado no Brasil. Já sobre o projeto KC-390 Millennium, destacou o acordo assinado com a EMBRAER para ampliar a capacidade da aeronave.  

Também foram lembradas as realizações dos exercícios CRUZEX, em novembro de 2024, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte; e Excelsior, cuja mobilização foi iniciada no mês de maio. O primeiro é um exercício militar operacional multinacional, organizado pela FAB com o objetivo de promover a interoperabilidade das Forças dos países participantes. Já o segundo trata-se de uma missão voltada ao atendimento de comunidades em áreas de difícil acesso, por meio de Ações Cívico-Sociais (ACISO).

Por último, o Comandante citou a atuação da FAB na Operação Pantanal, de combate a incêndio; o apoio à população do Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024, com o transporte de 20 mil toneladas de donativos; e as operações de resgate de brasileiros de áreas de conflito, como a “Voltando em Paz” e a “Raízes de Cedro”.

O Diretor do INCAER, Tenente-Brigadeiro do Ar Vincent Dang, explicou o objetivo do encontro e agradeceu a presença do Comandante. “O evento é promovido mensalmente, com o objetivo de convidar palestrantes de notável saber, notável conhecimento sobre aviação, com o intuito de disseminar, cada vez mais, a história da cultura aeronáutica brasileira. Nesse sentido, nada mais gratificante do que termos como palestrante o Comandante da Força Aérea Brasileira. Em nome de toda essa seleta audiência, agradeço a presença do Tenente-Brigadeiro Damasceno”, declarou.

Homenagens

O evento exibiu um vídeo em homenagem ao ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, também presente no evento, por sua destacada contribuição à Força Aérea Brasileira e ao INCAER. Outro vídeo homenageou o Tenente-Coronel Aviador Ozires Silva, pioneiro da aviação brasileira e inspiração para as novas gerações.

Fotos: Soldado Bouzin/ III COMAR

 



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias