Comandante da Aeronáutica realiza palestra no Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Data:

O Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno realizou, nesta terça-feira (18/02), uma palestra direcionada aos Oficiais-Generais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Presidentes, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares subordinadas. O encontro aconteceu no Auditório Santos Dumont e teve como tema central a concepção estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB).

Ao longo da apresentação, o comandante baseou-se em quatro pilares – governança de sistemas, coordenação de programas, panorama da força e possibilidades de atuação. O Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a governança de sistemas como uma integração que possibilita um “olhar amplo da Força Aérea dentro de uma grande tela”. Segundo ele, trata-se de uma estratégia para monitorar todos os setores da FAB e identificar gargalos na instituição.

Assuntos como a Avaliação Periódica Institucional e de Monitoramento da Aeronáutica (APRIMORAR), a atuação da FAB durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024, e a auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) foram abordados durante o encontro.

A prontidão em atender as necessidades do país foi outro tema altamente reforçado. “Nesses 84 anos de Força Aérea Brasileira, nada foi parecido com o que fizemos pelo Rio Grande do Sul. Isso é a Prontidão Operacional no Teatro de Operações (PRONTO)”, declarou o Comandante da Aeronáutica.

Na oportunidade, foram repassadas diretrizes para áreas como policiamento e vigilância do espaço aéreo, cooperação militar internacional e infraestrutura das organizações da FAB.

“Muito importante ter a presença do senhor aqui, para nos trazer a visão da governança da Força Aérea para o DECEA, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar essas diretrizes estratégicas aos gestores da nossa organização”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

 

Fotos: DECEA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Cuidado com fraudes: Exército alerta para falsos processos seletivos e certificados militares

O Exército Brasileiro emitiu um alerta à população sobre...

O inverno chegou: como a preparação familiar pode evitar tragédias durante ondas de frio no Brasil

No imaginário coletivo brasileiro, o inverno raramente é visto...

Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste conclui levantamento hidrográfico do Rio Paraguai

Após 54 dias, o Centro de Hidrografia e Navegação...