O Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno realizou, nesta terça-feira (18/02), uma palestra direcionada aos Oficiais-Generais do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Presidentes, Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares subordinadas. O encontro aconteceu no Auditório Santos Dumont e teve como tema central a concepção estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ao longo da apresentação, o comandante baseou-se em quatro pilares – governança de sistemas, coordenação de programas, panorama da força e possibilidades de atuação. O Tenente-Brigadeiro Damasceno destacou a governança de sistemas como uma integração que possibilita um “olhar amplo da Força Aérea dentro de uma grande tela”. Segundo ele, trata-se de uma estratégia para monitorar todos os setores da FAB e identificar gargalos na instituição.
Assuntos como a Avaliação Periódica Institucional e de Monitoramento da Aeronáutica (APRIMORAR), a atuação da FAB durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em 2024, e a auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) foram abordados durante o encontro.
A prontidão em atender as necessidades do país foi outro tema altamente reforçado. “Nesses 84 anos de Força Aérea Brasileira, nada foi parecido com o que fizemos pelo Rio Grande do Sul. Isso é a Prontidão Operacional no Teatro de Operações (PRONTO)”, declarou o Comandante da Aeronáutica.
Na oportunidade, foram repassadas diretrizes para áreas como policiamento e vigilância do espaço aéreo, cooperação militar internacional e infraestrutura das organizações da FAB.
“Muito importante ter a presença do senhor aqui, para nos trazer a visão da governança da Força Aérea para o DECEA, além de ser uma excelente oportunidade para apresentar essas diretrizes estratégicas aos gestores da nossa organização”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
Fotos: DECEA