Comandante da Marinha entrega o Plano Estratégico da Marinha ao Presidente da República e ao Ministro da Defesa

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebem o PEM 2040

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, realizou, em 10 de setembro, a entrega do Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministério da Defesa, Fernando Azevedo, por ocasião da Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Nessa data, o PEM 2040 foi formalmente divulgado.

O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar o planejamento de médio e longo prazo da Marinha do Brasil (MB), detalhando Objetivos Navais e suas decorrentes Ações Estratégicas Navais, norteados pela “Visão de Futuro da MB”, e que contribuirão para o cumprimento da missão da Força.

O plano foi elaborado após período de amplas discussões e trabalhos, com a participação de militares e civis, formadores de opinião e representantes das comunidades científica e acadêmica, considerando, dentre outros parâmetros, as capacidades que a MB deve adquirir e manter, a necessidade de constantemente ampliar a interação do planejamento estratégico ao Plano Plurianual, além de fortalecer, ainda mais, a aproximação com a sociedade e órgãos governamentais.

Comandante da Marinha apresenta o PEM 2040 ao
Presidente da República, Jair Bolsonaro

O PEM 2040 é, também, excelente instrumento para consolidar uma gestão eficaz de ameaças e oportunidades para a MB; está condicionado pelos documentos de alto nível da Defesa, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, além da plena consonância com a Constituição Federal e as atribuições legais da MB.

Acesse o Plano Estratégico da Marinha por meio do link: PEM – 2040

O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar
o planejamento de médio e longo prazo da Marinha

Fonte: CCSM



Receba nossas notícias em tempo real pelos aplicativos de mensagem abaixo:

 

Caso deseje conversar com outros usuários escolha um dos aplicativos abaixo:



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail