Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos visita o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

O objetivo da visita era discutir a cooperação e parcerias bilaterais nas áreas de defesa e segurança entre as duas nações

blank
O CCOPAB recebeu a visita do Almirante de Esquadra Craig S. Faller (centro), da Marinha dos EUA, comandante do SOUTHCOM, acompanhado da cônsul-geral dos EUA no Brasil, Jacqueline Ward (5ª, da dir. à esq.), além de outras autoridades civis e militares, no dia 23 de setembro de 2021.

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro, recebeu no dia 23 de setembro a visita do almirante de esquadra, Craig S. Faller, da Marinha dos EUA, comandante do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM), acompanhado da cônsul-geral dos EUA no Brasil, Jacqueline Ward, além de autoridades civis e militares.

O objetivo da visita era discutir a cooperação e parcerias bilaterais nas áreas de defesa e segurança entre as duas nações. Essa foi a última viagem internacional do almirante Faller antes de deixar o posto de comandante do SOUTHCOM e ir para a reserva.

 Preparação para missões de paz

O comandante do CCOPAB, Coronel Márcio Carneiro Barbosa, iniciou a apresentação aos convidados, proferindo palestra, onde mostrou a participação do Brasil em algumas das operações de manutenção da paz e desminagem humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), além das atividades de ensino conduzidas pela instituição.

“O que temos de mais significativo, em qualquer atividade, é o recurso humano. E, quando esse recurso é desdobrado em campo, ele é submetido a determinadas situações que convém uma preparação prévia; e aqui nós preparamos as pessoas para todo tipo de atividade de campo em uma missão de paz”, explicou o Cel Barbosa.

O comandante do USSOUTHCOM elogiou o trabalho realizado pelo CCOPAB, enfatizando que a instituição pode vir a se tornar um ponto central de adestramento entre os dois países. Ao término da apresentação, os visitantes foram convidados a participarem de um cerimonial militar em homenagem aos brasileiros tombados em missões de paz da ONU e da OEA, especialmente aqueles que perderam suas vidas durante o terremoto no Haiti, ocorrido em 12 de janeiro de 2010.

 Sobre o CCOPAB

O CCOPAB é uma organização militar vinculada diretamente ao Ministério da Defesa, mas subordinada ao EB. A missão prioritária do CCOPAB é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária, buscando, com isso, ser uma referência internacional nesse setor.