Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais realizará cerimonia de encerramento do 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres

Comandante-Geral do CFN prestigia o evento

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), almirante de esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, irá presidir no dia de hoje (22) Cerimônia de Encerramento do 2º Estágio de Operações de Paz para Mulheres. Antes de seu término pelo CGCFN, haverá palestras do Sr. Maurizio Giuliano, diretor do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (UNIC-RIO), e da Conselheira Viviane Rios Balbino, Chefe da Divisão de Nações Unidas II do Ministério das Relações Exteriores. O evento contará ainda com a presença da Dra. Najla Nassif, Promotora de Justiça Militar, que palestrou durante o curso.

Realizado pela Marinha do Brasil, por meio da Escola de Operações de Paz de Caráter Naval (EsOpPazNav) do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), o referido estágio contou com a participação de trinta alunas ao todo, sendo vinte militares da Marinha do Brasil, duas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e oito civis oriundas da UFRJ, UFF, PUC-Rio, UERJ e do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval. O estágio, que está na sua segunda edição, resulta da parceria entre a Marinha do Brasil e a Organização das Nações Unidas (representada pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio) e visou a contribuir para que o Brasil possa atingir as metas de significativa ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Contra-Almirante Dalva ministrou palestra no evento

No período em que ocorreu o estágio, de 13 a 21 de março, foram ministradas instruções baseadas no Core Pre-Deployment Training Material (CPTM), material de treinamento básico da ONU para mantenedores da paz, que abrange temas como: o papel e organização da ONU e de suas missões de paz; o trabalho com parceiros de missão como, por exemplo, ONG e o governo do país anfitrião da missão; respeito pela diversidade; proteção a crianças; mulher, paz e segurança; conduta e disciplina em missões de paz, dentre outros. Além desses, foram transmitidos outros conteúdos necessários à ambientação em operações de paz, como conceitos básicos de tática em operações de paz. Ao fim, foram realizadas atividades práticas para consolidação dos conhecimentos obtidos.

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde foi conduzido o estágio, representa o coração do processo de ensino no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, força estratégica de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário do Brasil. Criado em 1955, é o estabelecimento de ensino pelo qual passam todos os Fuzileiros Navais, Oficiais e Praças, ao longo de suas carreiras, para a realização de cursos profissionais.

Serviço

  • Evento: Cerimônia de Encerramento do 2º Estágio de Operações de Paz Para Mulheres
  • Local: Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Rua Comendador Bastos, 894, Freguesia, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ.
  • Data: 22 de março de 2019
  • Horário: das 15:10h às 16h.
  • Contato e informações: E-mail: [email protected] / Telefone: (21) 3396-1955 / (21) 3386-4545 / (21) 96728-2113

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below