Comandante Militar do Leste, Gen Braga Netto, realiza visita para verificar andamento dos trabalhos em Brumadinho

blank

O General de Exército Walter Souza Braga Netto, Comandante Militar do Leste, esteve hoje na região afetada pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Após um sobrevoo de cerca de 30 minutos sobre a área onde estão sendo realizados os trabalhos de buscas, o General Braga Netto conheceu a base de operações estabelecida no campus da Faculdade Asa de Brumadinho, sendo-lhe então apresentados, por parte dos membros de cada um dos órgãos envolvidos, o panorama da situação atual e os planejamentos para os próximos dias.

O sobrevoo teve a finalidade não apenas de verificar a extensão dos danos, mas também de dimensionar a topografia e a conformação do terreno, com vistas a um possível incremento nos efetivos das Forças Armadas em presença. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Aeronáutica vêm apoiando esse grande esforço humanitário com cerca de 150 militares diretamente empregados, envolvendo escoltas motorizadas, transportes com helicópteros de grande capacidade, logística modular leve, segurança dos locais das perícias de medicina legal, reconhecimentos especializados de engenharia e inspeções de locais com suspeitas de artefatos explosivos. Outros 950 militares permanecem à disposição para emprego imediato, caso necessário.

blankNa avaliação do General, os trabalhos dos órgãos governamentais mineiros estão sendo realizados de modo bastante eficaz, num verdadeiro ambiente interagências, onde há cooperação e complementariedade de capacidades, incluindo os apoios prestados pelas Forças Armadas. Ao longo dos próximos dias, equipes especializadas de bombeiros militares de outros estados chegarão gradualmente a Brumadinho, unindo-se aos membros dos órgãos estaduais. Dados os espaços exíguos para um desdobramento adequado, um aporte adicional de meios militares poderia, nesse momento, não trazer os benefícios pretendidos, além de gerar outras demandas logísticas para essa permanência na área.

Também na data de hoje, no quartel do 12º Batalhão de Infantaria (Belo Horizonte-MG), foi realizada a despedida das equipes israelenses que estiveram em ação no local da tragédia. Integralmente apoiados pelo Exército Brasileiro em suas demandas logísticas e administrativas, os militares israelenses contribuíram para a localização e recuperação de mais de três dezenas de corpos das vítimas, além de terem compartilhado inúmeras experiências com seus colegas brasileiros. Na parte da tarde, o General Braga Netto encontrou-se com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com o qual foram tratados diversos assuntos de interesse, em especial os ligados aos trabalhos em Brumadinho.

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DO LESTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here