Comando da 5ª Divisão de Exército coordena atividades de destruição de engenhos falhados

As atividades de destruição foram executadas pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e pelo 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado

blank

O Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) coordenou no dia 23 de dezembro, atividades de destruição de engenhos falhados (granadas de artilharia e de morteiro) que se encontravam em uma área de propriedade particular, no município de Tijucas do Sul (SC).

Essa área (campo de Rincão) foi cedida, em meados da década de 70, para realização de exercícios militares pelas organizações militares da 5ª Região Militar (5ª RM) e 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

blankAs atividades de destruição foram executadas pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC Ap), Curitiba (PR) e pelo 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado  (5º BE Cmb Bld), Porto União (SC), que realizaram um reconhecimento da área e dos materiais a serem destruídos.

As duas unidades finalizaram a atividade com a eliminação dos artefatos posicionados no terreno. Após o evento, a área ficou em condições de ser utilizada pelo proprietário com a segurança necessária e a proteção do meio ambiente.

  • Fonte: AD/5