Comando da Aeronáutica comemora 80º aniversário

blank

Brasília (DF), 20/01/2021- Cerimônia militar na Ala 1, a Base Aérea de Brasília, celebrou o 80º aniversário do Comando da Aeronáutica, na manhã desta quarta-feira (20). O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ao chegar, Bolsonaro foi recebido com honras militares. Prestigiaram, ainda, a solenidade o Vice Presidente da República, Hamilton Mourão, e os Comandantes da Marinha, do Exército, e da Força Aérea Brasileira.

20210120 - 80 anos FAB- 01.jpg

Em discurso, o Presidente da República ressaltou que a Aeronáutica foi criada em pleno período de combate, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, ainda, declarou sentir orgulho em presidir a cerimônia de 80 anos da criação do Comando da Aeronáutica. Enalteceu também o trabalho realizado pelas tropas. “Nós militares seguimos o norte indicado pela nossa população. Eu me orgulho das Forças Armadas”, destacou.

20210120 - 80 anos FAB- 02.jpg

Antes de ler a Ordem do Dia, o Comandante Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, expressou respeito pelas vidas ceifadas em virtude da Covid-19. Ele destacou a ampla atuação das Forças Armadas na linha de frente da batalha para salvar a vida dos brasileiros.

20210120- 80 anos FAB - 03.jpg

O Brigadeiro Bermudez enfatizou que esse apoio à sociedade brasileira teve início com o nascimento da Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941. A instituição teve origem com a aproximação das aviações naval e militar. “Com o crescimento da atividade aérea evidenciou a premente necessidade de um poder aéreo uno e indivisível”, relembrou.

20210120 - 80 anos FAB- destaque.jpg

Em seu discurso, o Comandante da Força Aérea enfatizou a dedicação dos militares no contexto da Operação Covid -19, coordenada pelo Ministério da Defesa. Ele enumerou diversas atividades realizadas, na madrugada e no início da quarta-feira (20), com o emprego de aeronaves da FAB para o transporte de passageiros, médicos, oxigênio liquido e gasoso. Simultaneamente ao horário da cerimônia, ocorria o transporte aéreo de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para paciente com Covid, duas missões de transporte de órgãos e duas missões de transporte de oxigênio, informou ele.

20210120- 80 anos FAB - 04.jpg

Na ocasião, como parte das comemorações, o Ministério das Comunicações e a Empresa de Correios e Telégrafos lançaram selo personalizado e carimbo alusivos ao octogésimo aniversário do Comando da Aeronáutica. O ato de lançamento foi conduzido pelo Presidente Bolsonaro, Ministro Fernando Azevedo, Brigadeiro Bermudez e Presidente dos Correios, General de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto.

20210120 - 80 anos FAB - 06.jpg

O Tenente Brigadeiro do Ar Rodopiano de Azevedo Barbalho foi o homenageado especial na solenidade. O precursor da FAB recebeu do Presidente da República e do Comandante da Aeronáutica uma placa com mensagem de agradecimento e uma maquete da aeronave KC-390. O Brigadeiro Rodopiano ingressou na Força Aérea em 2 de março de 1942 e integrou a primeira turma de oficiais aviadores da recém-formada Força Aérea Brasileira. O veterano comandou o Comando Geral de Apoio e foi um dos pioneiros do Correio Aéreo Nacional (CAN), atuando em prol da integração nacional, nas décadas de 1940 a 1970.

A fim de enfatizar o momento histórico, aeronaves da Força Aérea receberam na pintura a marca alusiva aos 80 anos do Comando da Aeronáutica. O descerramento do adesivo no helicóptero VH-35 foi feito pelo Presidente Bolsonaro, Ministro Fernando e Brigadeiro Botelho.

Por Lane Barreto
Fotos: Antônio Oliveira

Saiba mais: 
Jornalistas acompanham distribuição de vacinas e vacinação em terras indígenas do Amazonas a convite da Defesa

Forças Armadas apoiam Ministério da Saúde na vacinação da comunidade indígena Umariaçu I, no Amazonas
Forças Armadas concluem, com 24h de antecedência, distribuição da vacina

Confira os destaques da semana:

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071


blank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here