Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra realiza cerimonia de passagem de comando

A Força de Fuzileiros da Esquadra tem a missão de preparar e prover Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para as operações e ações de guerra naval e demais situações de emprego

blank
Durante a solenidade os Comandantes das organizações militares subordinadas representaram a tropa, em função das restrições impostas pela pandemia

O Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), realizou no dia 4 de maio, cerimonia de passagem de comando desta unidade militar. Após mais de um ano à frente do ComFFE, o almirante de esquadra (FN) Jorge Armando Nery Soares passou o comando ao vice-almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga.

O evento presidido pelo Comandante de Operações Navais, almirante de esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, contou com presença do antigo Comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, do Ministro do Superior Tribunal Militar, almirante de esquadra Leonardo Puntel, do Diretor-Geral do Material da Marinha, almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, além de outras autoridades da Marinha e Exército Brasileiro.

blank
O Comandante de Operações Navais presidiu a cerimônia de Transmissão de Comando da FFE

O ComFFE, cujo lema é “A Força que vem do Mar”, representa a essência do poder de combate do Corpo de Fuzileiros Navais. Subordinada ao Comando de Operações Navais (ComOpNav), Órgão de Direção Setorial responsável por aprestar e empregar as Forças Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.

A Ordem de Serviço do ComOpNav destacou os principais acontecimentos do comando do almirante Armando. Dentre os diversos aspectos mencionados, enfatizou sua serenidade e dedicação, citando algumas realizações do período, tais como as Operações “Ágata Norte” e “Formosa 2020”, as mudanças estruturais nas organizações militares subordinadas e as centenas de desinfecções realizadas em prol da mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19.

blank
Autoridades da Marinha e Exército presentes na Transmissão de Comando da FFE

Em sua despedida, o almirante Armando proferiu palavras de agradecimento e afirmou que o período foi repleto de momentos gratificantes e desafiadores, pela necessidade de conciliação do enfrentamento direto à Covid-19, com a manutenção da prontidão operativa da Força.

Por sua vez, o vice-almirante Carlos Chagas agradeceu a todos os chefes navais, companheiros de praça d’armas e subordinados que contribuíram para seu desenvolvimento profissional, homenageou todas as autoridades presentes e familiares, declarando que trabalhará no mais alto nível para dar continuidade ao trabalho de seus antecessores.

  • Com informações e fotos: FFE