Comando de Aviação do Exército integra Operação Verde Brasil 2

blank

Visando contribuir no combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal, a Aviação do Exército (AvEx) integra a Operação Verde Brasil 2. Militares do 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) sediado em Taubaté (SP), do 3º BAvEx de Campo Grande (MS) e do 4º BAvEx em Manaus (AM), atuam desde maio nessa segunda fase da Operação.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais.

As ações da Verde Brasil ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.

Atualmente sete aeronaves modelos HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk. HM-3 Cougar , HM-4 Jaguar e 36 pilotos e mecânicos da AvEx estão atuando em diversos pontos do país. Entre as cidades que contam com o trabalho da aviação estão Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Itaituba e Marabá (PA).

Operação Verde Brasil 1

Entre agosto e setembro de 2019 a Aviação do Exército participou da Operação Verde Brasil 1. Na ocasião as aeronaves e militares da AvEx foram empregados em missões com o objetivo de auxiliar a apagar os focos de incêndios, deslocamento de tropas e também na prevenção de crimes ambientais, empregando neste período mais de 834 horas de voo.

  • Fonte: CAvEx