Comando de Operações Especiais faz homenagem aos militares pioneiros

blank
Foto: Suboficial Manfrim

Por Tenente Otavio

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, esteve essa semana no Comando de Operações Especiais para prestigiar a cerimônia de reinauguração da Alameda dos Pioneiros. Nesse local, foram destacados os 16 militares que deram início às Operações Especiais no Exército Brasileiro, em 1957. Na ocasião, o General de Exército Joubert de Oliveira Brízida, pioneiro 009 e recentemente falecido, foi lembrado e homenageado.

Ao longo da alameda, que integra o complexo arquitetônico da organização militar desde novembro de 2011, está exposto um conjunto de 16 esculturas, representando cada pioneiro do Destacamento de Operações Especiais. A revitalização do espaço reforça os valores, tradições e preserva o legado deixado por esses militares.

Filho do pioneiro 01, Major Gilberto Antônio de Azevedo e Silva, a solenidade teve um significado especial para o Ministro Fernando Azevedo.“Estou emocionado por tudo que vivi junto com meu pai, pois acompanhei desde criança o esforço de cada pioneiro. A revitalização da alameda eterniza a memória desses militares”, disse.

Para o Comandante do Comando de Operações Especiais, General de Brigada Gustavo Henrique Dutra Menezes, a importância do espaço está na possibilidade de unir o passado com o futuro. “Queremos ressaltar nosso compromisso com o futuro. A Alameda dos Pioneiros está em local de passagem obrigatória de todos os integrantes da instituição para justamente lembrarmos sempre da nossa responsabilidade junto às Operações Especiais e o fortalecimento do Exército Brasileiro”, destacou o General.