Comando do 2º Distrito Naval sediará Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) Organização Militar referência em Guerra de Minas na Marinha do Brasil (MB) reunirá especialistas, pesquisadores civis e militares nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da Bahia (SENAI/DR/BA), para o 2º Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem.

Promovido pela MB, o congresso irá contar com a participação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), representantes de Operações Especiais e desativadores de bombas e artefatos explosivos.

O evento tem como propósito apresentar novas tecnologias, equipamentos disponíveis e aprofundar a troca de conhecimentos e informações entre as diversas Organizações Militares e Empresas envolvidas no âmbito da Guerra de Minas.

Tendo como público-alvo, Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares nacionais e estrangeiras, Empresas afetas a Guerra de Minas e Desenvolvedoras de Tecnologias e produtos ligados a temática, e entidades de ensino e pesquisa com relevante conhecimento técnico-cientifico.

Durante os dias de evento, os participantes poderão trocar informações e conhecimentos com especialistas da área, visitar estandes de parceiros com produtos e serviços correlatos e participar de palestras que abordarão temas tais como: Veículo de superfície não tripulado (USV); veículo operado remotamente (ROV); veículos autônomo subaquático (AUV); robótica; nanotecnologia e temas aplicados a Guerra de Minas.

Serão tratados ainda, assuntos como, a doutrina empregada pelas Forças Armadas, a Desativação de Artefatos Explosivos, além de Táticas de Operações com Navios Caça-Minas. Tal evento demonstra a importância que a MB dispensa à tal atividade, de fundamental importância na guerra moderna.

Na atualidade, inclusive, existe uma grande preocupação acerca do emprego das minas marítimas no cenário mundial, pois já foram demonstradas como uma poderosa e efetiva arma contra quaisquer tipos de meios, independente de seu nível tecnológico.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below