Comando Militar do Norte promove integração entre agências para receber COP-30

Data:

Belém (PA) – A capital paraense se prepara para sediar um dos maiores eventos globais sobre o clima, a 30ª Conferência das Partes (COP-30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), em novembro deste ano. Diante da dificuldade logística e da premência de uma atuação coordenada, o Comando Militar do Setentrião (CMN) realizou a primeira “Reunião do Grupo de Trabalho COP-30 – Agências”, reunindo representantes de diferentes órgãos públicos e forças de segurança, nesta segunda-feira (24).

O encontro teve uma vez que principal objetivo promover a integração de esforços para prometer um suporte eficiente às operações da COP-30. Aliás, destacou-se a valia da coordenação convergente e oportuna das atividades e eventos, evitando sobreposições e otimizando recursos.

Foto: Sgt Wanzeler – Exército Brasileiro

Membro do Comitê Estadual da COP30, Brenda Maradei, assessora da Vice-Governadoria do Pará, fez uma breve apresentação sobre o evento e a atual situação de infraestrutura da cidade para receber a COP-30.

Outro ponto fundamental abordado foi a premência de uma gestão eficiente e antecipada dos diversos aspectos logísticos e operacionais, garantindo que a infraestrutura de segurança esteja plenamente funcional durante a conferência. O General Nagy, Director do Núcleo de Coordenação de Operações do CMN, destacou que esses encontros serão constantes, pois “a colaboração entre agências, órgãos e Forças Singulares será importante, fortalecendo os laços institucionais e permitindo uma resposta expedito e integrada a qualquer cenário durante a COP-30”.

Fonte: Comando Militar do Norte

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...