Comando Militar do Sul realiza a Festa Nacional da Artilharia

A encenação faz referência à batalha de Tuiuti, que aconteceu em 1866 durante a Guerra do Paraguai, que foi a maior batalha campal da América do Sul e envolveu 55 mil soldados.

Foi realizado no último sábado (12) pelo Comando Militar do Sul (CMS) a tradicional Festa Nacional da Artilharia (Fenart), que tem como objetivo, exaltar os feitos históricos do Marechal Emílio Luís Mallet e da Artilharia do Exército Brasileiro.

blankAs festividades alusivas ao Patrono da Arma de Artilharia de 2021, ficaram a cargo do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3° GAC AP), o Regimento Mallet. Este ano o evento contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e do comandante Militar do Sul, general de exército Valério STUMPF Trindade,

A encenação faz referência à batalha de Tuiuti, que aconteceu em 1866 durante a Guerra do Paraguai, que foi a maior batalha campal da América do Sul e envolveu 55 mil soldados. Nessa batalha, o profundo fosso construído por ordem de Mallet para a proteção de sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo trunfo decisivo para barrar o avanço da tropa inimiga.

blankA cerimônia coincidiu com os 25 anos do Memorial Mallet, que teve uma placa comemorativa inaugurada por Mourão, junto do general Marcos Antonio Amaro dos Santos, chefe do Estado-Maior do Exército.