Comando Operacional Conjunto Marajoara é ativado para a COP

Data:

Belém (PA) – Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão de forma integrada no Comando Operacional Conjunto MARAJOARA, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para coordenar as ações de segurança e defesa durante a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). A reunião de abertura do planejamento e ativação do Comando Conjunto ocorre nesta segunda-feira (9), no Comando Militar do Norte, com a participação de militares das três Forças Armadas, envolvidos no planejamento operacional do evento, visando atender ao contido na Portaria Nº 2263 do Ministério da Defesa.

O Comando Conjunto Marajoara será empregado em caráter temporário e episódico, em atividades relacionadas à segurança dos eventos vinculados à COP 30, no período de 4 a 23 de novembro.

Coube ao Exército Brasileiro a responsabilidade de estabelecer e organizar o Comando Conjunto, que contará ainda com a cooperação dos órgãos de segurança pública. Na operação, a Marinha do Brasil empregará seus meios e embarcações, e a Força Aérea Brasileira atuará com seus meios e aeronaves, reforçando a proteção das áreas estratégicas e o apoio logístico durante a COP 30.

Para a COP 30, serão também empregadas as chamadas Forças Especializadas de Emprego Estratégico, que envolvem a defesa antiaérea; defesa química, biológica, radiológica e nuclear; guerra eletrônica, com ênfase em defesa antidrone; defesa cibernética; antiterror; além de motociclistas para escoltas e militares especializados em inteligência.

As missões a serem executadas pelo Comando Operacional Conjunto MARAJOARA serão similares as já realizadas em outros grandes eventos, como o G20 em 2024.

Ainda no contexto da Operação MARAJOARA, no início do corrente ano, o Comando Militar do Norte, em parceria com as agências envolvidas na COP 30, instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de coordenar as ações relacionadas ao evento e facilitar a interlocução com os órgãos públicos. A iniciativa contribui para o alinhamento de protocolos, a elaboração de planos de contingência e a definição clara de funções e responsabilidades durante a operação.

O planejamento operacional do Comando Operacional Conjunto MARAJOARA segue até o dia 17 de junho, no Quartel General Integrado (QGI) do Comando Militar do Norte. Após este momento de integração e alinhamento, cada Força Competente realizará o seu planejamento tático da área que lhe compete. O objetivo é garantir a ordem, segurança e salvaguarda da população brasileira por ocasião da COP-30.

Fonte: Comando Militar do Norte

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias