COMARA completa o ciclo de desenvolvimento da mineração

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  A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), por meio do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, em Moura (DACO-OW), localizado no Distrito de Barcelos (AM), realizou no dia 26/02 o desmonte de rocha granítica, uma das últimas capacidades reativas para completar o ciclo de desenvolvimento mineiro.

O ciclo de desenvolvimento envolve perfuração, desmonte, carregamento, transporte e beneficiamento de minério (britagem). Etapas que possuem variáveis distintas em complexidade e terão larga empregabilidade e importância na execução da infraestrutura aeroportuária, fornecendo um dos principais insumos utilizados na construção das pistas, a brita.

O Vice-Presidente da COMARA, Coronel Aviador Antônio Carlos Neves Trigueiro, destacou a importância dessa recuperação de capacidade. “A COMARA hoje recupera sua capacidade de domínio de todo o ciclo, desde a extração até a aplicação da brita, um insumo raro na região amazônica e essencial para as obras de infraestrutura aeroportuária. A brita produzida em Moura será utilizada em reformas de pistas de pouso em Coari (AM), Iauaretê (AM), Querari (AM) e Surucucu (RR), além de obras de ampliação no Porto Piquiá em Manaus, na Base Aérea de Belém para a COP30, e em diversas obras das Guarnições de Manaus e Belém”, afirmou o militar.

Das etapas, o desmonte, na localidade de Moura, foi executado pela última vez em 14 de setembro de 2015. A COMARA planejou, cuidadosamente, o passo a passo de recuperação das capacidades que incluiu treinamento de procedimentos operacionais da perfuratriz PWH-5000, qualificação de pessoal através do curso de formação de blaster (“encarregado de fogo”) de um contingente maior, com revalidação de certificações, processos de aquisição de insumos de perfuração e de desmonte e a montagem de uma operação que desse as melhores condições de segurança e execução para o sucesso da detonação. O processo contou com o apoio crucial de diversas unidades de apoio, como a Base Aérea de Manaus (BAMN), responsável pela gestão de materiais e segurança, o Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara -, que ficou encarregado do transporte de pessoal e explosivos, e o Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia -, que forneceu suporte de alerta SAR (busca e salvamento).

O domínio completo do ciclo de desenvolvimento mineiro é crucial para futuras obras, destacando a mão de obra 100% militar, preparada e em sintonia para novos desafios, como o projeto em Surucucu, no estado de Roraima.

A sequência dessas etapas resultou na realização da Visita de Inspeção Mensal ao canteiro de obras da COMARA em Moura (AM), evento que contou com a presença do Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; do Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro; e do Diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Coronel Médico Amazonas Barbosa da Rocha. Durante a visita, os oficiais participaram de um briefing conduzido pelo Chefe da Divisão de Logística da COMARA, Capitão Aviador Gustavo de Souza Mendes, que foi responsável por liderar a operação no canteiro. As autoridades conheceram o ciclo completo de desenvolvimento mineiro e verificaram pessoalmente a bancada rochosa preparada para o desmonte.

Fotos: Suboficial Jean / COMARA



Fonte:Força Aérea Brasileira

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