COMEMORAÇÃO – FAB  realiza  cerimônia  militar  do  125°  aniversário  do  Marechal  do  Ar  Eduardo  Gomes

blank

blankO mês de setembro é marcado pela celebração do nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes. Natural de Petrópolis (RJ), ele nasceu em 20 de setembro de 1896 e tornou-se aviador, militar e político brasileiro, além de Ministro da Aeronáutica nos governos de Café Filho, Carlos Luz e Castelo Branco. Por conta de sua trajetória, foi condecorado Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para lembrar a data, aconteceu nessa segunda-feira (20), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), uma solenidade militar em homenagem aos 125 anos de seublank nascimento. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

No pátio da formatura, estavam em local de destaque uma aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, que protagonizou em 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Nacional, e o automóvel modelo Itamaraty executivo, que, em 1967, atendeu ao então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. As peças fazem parte do acervoblank do Museu Aeroespacial (MUSAL) e simbolizam a história do Patrono da FAB.

Ainda como parte das homenagens, foi realizado o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar pelo Suboficial Helio Carlos Lima de Abreu, militar do efetivo da Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica fez a aposição de flores no busto do Patrono da FAB. “Ao celebrarmos o nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes, exalto tudo que esse notável e exímio militar representou e destaco a blanknecessidade de refletirmos acerca de nossas responsabilidades e de como podemos contribuir para o constante aprimoramento da Instituição que nos foi herdada. Por fim, convoco a todos a continuarem expandindo ainda mais exemplos de profissionalismo e de fé na missão, para que a nossa e as futuras gerações mantenham enraizado o valor autêntico do patriotismo em nossa Instituição, da forma com que nosso Patrono sonhou. Parabéns, Marechal do Ar Eduardo Gomes, pelos seus 125 anos! Parabéns à Força Aérea Brasileira! Asas que protegem o País!”, concluiu o Comandante.

Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Confira aqui o vídeo da homenagem.

Clique aqui e leia a Ordem do Dia alusiva ao Aniversário de Nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes.

Fotos: Sargento Bianca / CECOMSAER

Edição: Soldado A.Soares/ CECOMSAER


blank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here