Comitiva do Exército Brasileiro realiza visita técnica à empresa Omnisys Engenharia Ltda

A visita foi coordenada pelo Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia; junto com o chefe do Centro de Avaliações do Exército; além de oficiais da Diretoria de Sistemas e Materiais de Emprego Militar

Google News

Comitiva do Exército Brasileiro (EB) dirigida pelo Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (EPDI) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Luís Henrique de Andrade, realizou no dia 15 de outubro visita técnica às instalações da empresa Omnisys Engenharia Ltda., em São Bernardo do Campo (SP).

A finalidade do evento foi acompanhar o progresso do serviço de engenharia do Sistema Transportável para Rastreio de Engenhos em Voo (STREV), objeto de contrato firmado entre o DCT e a Omnisys e gerido pelo CAEx, com apoio da DSMEM.

O STREV tem por objetivo dotar o Exército de um sistema transportável de rastreamento de engenhos em voo, com especial foco em mísseis, foguetes, granadas de artilharia, munições de grande calibre e Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).

O Chefe de EPDI/DCT e sua comitiva foram recebidos pelo diretor-geral da Thales Group no Brasil, Luciano Macaferri Rodrigues, pelo diretor presidente da Omnisys Engenharia, Luiz Henriques, e por membros da Direção da empresa que, após as boas-vindas, realizaram uma apresentação institucional.

A comitiva do EDDI/DTC, fora composta pelo: chefe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes, além de oficiais da Diretoria de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (DSMEM) e do CAEx.

Fundada em 1997 por engenheiros brasileiros, a Omnisys, subsidiária do Grupo Thales no Brasil, é uma empresa nacional de alta tecnologia com competência técnica e gerencial em áreas estratégicas de aplicação civil e militar, como vigilância e controle do espaço aéreo, defesa aérea, guerra eletrônica, sistemas de rastreio, aviônicos, eletrônica de mísseis e entretenimento a bordo. Atua ainda no setor espacial, por meio do desenvolvimento e fornecimento de equipamentos e sistemas embarcados em satélites.

Durante o evento, os visitantes assistiram à apresentação a respeito do STREV, com destaque para o percentual de execução contratual já alcançado de 80% na finalização do sistema e para desenvolvimento e possível contratação futura de um Simulador de Sensor Multi-missão, empregado no desenvolvimento do STREV e que poderá conferir, após sua homologação e eventual aquisição pelo CAEx, flexibilidade e versatilidade ao Rastreio de Engenhos em Voo.

Após as apresentações, foi realizada uma visita às instalações da empresa, com destaque para os laboratórios de integração de subsistemas, dentre eles o do STREV, no qual foi realizada uma demonstração preliminar do funcionamento do Subsistema de Rastreio Óptico do STREV.

Também foram visitados laboratórios de integração de transmissores de radar de controle de tráfego aéreo e linhas de fabricação de placas de circuito impresso com componentes eletrônicos do tipo Surface-Mount Device (SMD) montados em superfície (Surface-Mount technology – SMT), dentre outros projetos da empresa, vários dos quais em proveito do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil.

O ponto alto da atividade consistiu na visita aos shelters dos subsistemas do STREV integrados aos caminhões fornecidos pelo Exército Brasileiro, nos quais se constatou o estágio avançado de integração de componentes e da implementação das funcionalidades do sistema, tendo sido demonstrado o controle eletromecânico de movimento angular da antena do Radar Adour do CAEx, plenamente recuperada pela empresa no escopo do serviço de implantação do STREV e adaptada para transporte em reboque.

Concluindo o evento, o Diretor-Geral da Thales Group no Brasil convidou o Chefe de EPDI/DCT a descerrar uma placa comemorativa em alusão à visita, seguindo-se as despedidas finais.

  • Com informações do CAEx, Fotos: Cel Ismael e Cel R/1 Kennedy


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: