Comitiva do Ministério da Defesa participa de reunião da ONU sobre missões de paz

Entre os dias 20 a 31 deste mês, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, estão reunidos representantes de vários países para participar da reunião do Grupo de Trabalho sobre o Manual do Equipamento de Propriedade do Contingente 2020 (Contingent-Owned Equipment Working Group 2020).

O encontro é realizado a cada três anos. O manual aborda temas referentes ao reembolso dos países que contribuem com tropas e equipamentos em Missões de Paz. Para tanto, representantes de várias nações apresentam propostas que podem ser acatadas ou não.

A comitiva, composta por integrantes do Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Forças Singulares e da Missão Permanente do Brasil junto às nações Unidas, conseguiu aprovar, na primeira semana de negociações, uma das quatro propostas que foram encaminhadas:

  • “Alterações Relativas ao Apoio Médico”, que permitirá a ampla abordagem de negociação nas inspeções das tropas empregadas em missões de paz, com reflexos imediatos para o caso Navio Capitânia, que está desdobrado na UNIFIL (Força Interina das Nações Unidas no Líbano).
  • ”A aprovação das propostas dará amplitude de negociação junto à ONU e, consequentemente, a percepção de maiores valores de reembolso ao Brasil”, ressaltou o Cel André Brandão, coordenador da Subchefia de Operações de Paz.

O Brasil ainda participa da reunião conduzindo os trabalhos do subgrupo de “Self-Sustainment”, com o Cel Moura da Subchefia de Operações de Paz como “Chair”. Atualmente, o Brasil possui relevante atuação em várias Missões da ONU, com destaque para a liderança da única Força Naval da ONU no mundo, a UNIFIL.

  • Com informações e fotos da Chefia de Operações Conjuntas/SC4, via Assessoria de Comunicação Social – Ascom do Ministério da Defesa


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio: