Como parte da preparação do Exercício Culminating paraquedistas realizam Operação Arroio III

blank
Foto: Cb David Dias

A Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) concluiu a Operação Arroio III, Exercício de Adestramento que faz parte do Ciclo de Preparo para o Exercício Combinado Culminating.

A 1ª fase, realizada entre os dias 19 a 22 de agosto, consistiu em uma Simulação Virtual desenvolvida nas instalações do Centro de Adestramento Leste (CA Leste), na cidade do Rio de Janeiro, empregando o Software Virtual Battlespace 3 (VBS3).

Nessa fase, o objetivo foi apresentar aos integrantes da subunidade as condições que poderiam ser vivenciadas por ocasião da execução no terreno.

A 2ª fase, realizada de 26 a 30 de agosto, no Campo de Instrução de Gericinó (CIG), demonstrou a imersão da subunidade Culminating em um cenário de combate, empregando um Exercício de Adestramento com simulação viva; em que estavam presentes todas as funções de combate no contexto de uma manobra de conquista e manutenção de Cabeça de Ponte Aérea por uma Força-Tarefa Batalhão de Infantaria Paraquedista.

Aproveitando-se da oportunidade, em conjunto com o CA Leste, foi aplicada a metodologia para o adestramento, criando-se um cenário complexo que buscou imitar a realidade ao máximo.

O Adestramento contou com a presença do Estado-Maior da Força-Tarefa Paraquedista, observadores controladores e adestradores para todas as frações e uma força oponente, todos coordenados pelos integrantes da Direção do Exercício, além da utilização dos Dispositivos de Simulação de Engajamento Tático (DSET).

Prosseguindo no seu adestramento, a próxima etapa da subunidade Culminating será a realização da Operação Arroio IV, planejada para o período de 25 a 29 de novembro, no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

  • Fonte: Bda Inf Pqdt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here