No dia 18 de fevereiro, a Companhia de Polícia, subordinada ao Comando da Divisão Litorânea, ministrou uma instrução sobre Controle de Distúrbios para os Alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Guerra Anfíbia Expedicionária do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo.
Durante a instrução, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o emprego de uma Companhia de Controle de Distúrbios e os principais aspectos considerados no planejamento desse tipo de operação no nível Companhia. Os Oficiais-Alunos estudaram a estruturação de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais voltado para essa atividade.
No período da tarde, eles participaram de uma pista prática, na qual aplicaram os conhecimentos adquiridos. Ao longo do exercício, enfrentaram diferentes eventos operacionais, em que precisaram empregar corretamente seus pelotões, seguindo os princípios do Uso Gradual da Força conforme cada situação demandava.
A instrução contrubuiu para a formação dos Oficiais Fuzileiros Navais, preparando-os para melhor contribuírem com as unidades operativas da Força de Fuzileiros da Esquadra, para as quais serão distribuídos no futuro.
-
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Ver todos os posts