Congresso Nacional autoriza doação de 25 carros de combate VBC CC-M41 ao Exército Nacional do Uruguai

Conforme tínhamos noticiado em primeira mão, no último dia 4 do corrente mês, o Congresso Nacional autorizou doação de 25 viaturas blindadas e carros de combate do Exército ao Uruguai, com à aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 91/2018. A norma condiciona a liberação dos veículos de combate à autorização prévia do governo dos Estados Unidos, exigida para transferência do Certificado de Usuário Final. A operação está sendo regulada pela Lei 13.720, a qual foi sancionada pelo presidente Michel Temer (MDB) e publicada nesta sexta-feira dia 28, no Diário Oficial da União (DOU).

Leia Mais: CRE aprova acordo de sigilo militar com a Suécia e doação de blindados para o Uruguai

O Exército brasileiro dispõe hoje em seu inventário de 152 carros de combate VBC CC-M41, comprados juntos aos Estados Unidos com a condição de não serem transferidos sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano. Ao justificar a doação, o Ministério da Defesa argumentou que sua concretização vai ajudar a estreitar os laços de cooperação militar entre Brasil e Uruguai. Os gastos com o transporte das viaturas até o 3.º Regimento de Cavalaria em Rivera, no Uruguai, estão estimados em R$ 350 mil. As despesas decorrentes da transação serão custeadas com verbas do Ministério da Defesa.

Comitiva do Exército Nacional do Uruguai vistoriou os blindados, em 2017

Em setembro de 2017, uma comitiva do Exército Nacional do Uruguai, chefiada pelo Cel Gonzalo Contrera Lima, acompanhado do Cel Int Reinaldo Karmaluk Tinoco, Chefe do 3º Grupamento Logístico e do Ten Cel Com Rafael de Abreu Faria, Gestor da Frota de Blindados do Comando Militar do Sul, realizaram a verificação dos Carros de Combate VBC M41 que se encontravam no Parque Regional de Manutenção/3 (Pq R Mnt/3). 

*Com informações do site do Senado federal e do Parque Regional de Manutenção/3

You may also like

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below