Conheça a UFRJ Nautilus

Equipe Nautilus UFRJ

A equipe UFRJ Nautilus é um projeto integrado de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) focado em automação naval e submarina, criado dentro do departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica, por estudantes de graduação cuja proposta é desenvolver veículos submersíveis autônomos (AUVs).

Para o desenvolvimento de AUVs, a equipe busca usar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática dentro da universidade de modo a desenvolver tecnologia naval de programação, eletrônica, inteligência artificial, processamento de imagem e processamento de sinais acústicos.

Visando desta maneira formar engenheiros e profissionais melhor capacitados com experiência no uso de software de engenharia (como SolidWorks, Matlab e LabView), em gestão, em trabalho em equipe e análise de projeto. A opção da equipe pelo desenvolvimento dos AUVs deve-se ao ineditismo da tecnologia que ainda possui limitações, mas tem um potencial de aplicação muito abrangente no mercado, principalmente a nível nacional, fazendo com que seja possível descartar a necessidade da ação humana e/ou embarcações de apoio em pesquisas e monitoramento submarinos, permitindo expandir a captação de dados em águas profundas e ambientes inóspitos.

Visamos então, alcançar um patamar de excelência para validar o modelo de negócio e segmento de atuação propostos, para futuramente desenvolver a tecnologia comercial nacional que contribua à autonomia em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) do Brasil. Atualmente, a UFRJ Nautilus tem sede no Centro de Tecnologia da UFRJ e conta com, aproximadamente, quarenta integrantes, estudantes de graduação, principalmente das engenharias Naval, Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Produção, Controle e Automação e outros cursos como Ciências Contábeis, Comunicação Visual e Direito.

Além disso, possuem parcerias e patrocinadores como: diversos laboratórios de engenharia da UFRJ, empresas privadas e outras organizações, como a IBM, National Instruments e Marinha do Brasil. Organizacionalmente, eles são divididos em 5 grandes áreas:

Hidrodinâmica e Mecânica
Responsável pela criação do projeto estrutural do AUV e por projetar, modelar e
confeccionar todos os componentes mecânicos do submersível.

Elétrica e Eletrônica
Responsável por interligar o software e as partes mecânicas. Demanda o uso de
equipamentos e sensores para desenvolver os requisitos necessários ao AUV, tais
como processamento de sinais acústicos, processamento de imagens, sensor de pressão, DVL, entre outros

Software
Responsável por desenvolver toda a programação existente no AUV, possibilitando a
construção da inteligência artificial do submersível e garantindo autonomia na
realização de tarefas pré-determinadas. Deve, ainda, garantir o controle adaptativo
não linear da missão, o processamento de sinais acústicos e o processamento de
imagens.

Gestão
Responsável por viabilizar e gerir toda estrutura do projeto, garantindo que os
membros das demais áreas adquiram recursos e capacitações em tempo e qualidade demandados para a plena execução do projeto. Dentre as atividades realizadas está a captação de recursos, busca de patrocínios com laboratórios, empresas privadas e demais organizações e organização financeira e administrativa.

Marketing
Responsável pela divulgação da Nautilus dentro e fora da universidade através do uso estratégico das mídias sociais e desenvolvimento da identidade visual da equipe. A UFRJ Nautilus configura-se também como a primeira equipe de competição de automação naval e submarina da América Latina a competir na ROBOSUB®, uma competição internacional promovida pela ROBONATION®, organização sem fins lucrativos que busca aumentar a visibilidade da comunidade robótica e despertar interesse na área. A competição ocorre anualmente em San Diego, Califórnia/EUA, e desafia estudantes de engenharia a realizar missões de reconhecimento, movimentação e interação em ambiente subaquático, além de construir networking entre os jovens engenheiros e as organizações responsáveis pela criação e desenvolvimento de tecnologia voltada aos AUVs.

IMG_3385
AUV desenvolvido pela equipe

E aí? Se interessou por esse projeto?

Para saber mais, siga a equipe no Instagram @ufrjnautilus, no Facebook ou na página do Linkedin UFRJ Nautilus!!

Por Liga Naval





Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail