Conheça como é feita a formação do combatente de caatinga do Exército Brasileiro

blankO Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC), fração orgânica do 72.º Batalhão de Infantaria Motorizado (72.º BI Mtz), Batalhão General Victorino Carneiro Monteiro, com sede na cidade de Petrolina (PE), é o estabelecimento destinado à formação do Combatente de Caatinga do Exército Brasileiro. O centro possui um campo de instrução para as atividades de formação do combatente de caatinga e o Parque Zoobotânico da Caatinga, o qual é o seu apoio para as instruções de fauna e flora.

Aqui, são ministrados os Estágios de Adaptação à Caatinga (com duração de uma semana), e o de Adaptação e Operações na Caatinga (com duração de duas semanas). As instruções desenvolvem-se em um ritmo intenso, buscando sempre reproduzir as condições de combate em área de caatinga. Em meio à sequidão do sertão, encontra-se o Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF), com uma área de 2.800 ha, de uma região coberta pelo bioma caatinga e afastado em relação aos centros urbanos.

blankTais características peculiares, fazem deste campo um local perfeito para o desenvolvimento de pesquisa e validação da doutrina a respeito das operações militares nesse tipo de ambiente. Com uma vegetação agressiva e espinhosa, clima causticaste, relevo modesto e ondulado, solos erodidos e por muitas vezes pedregosos, paisagem uniforme com aglomerados humanos esparsos e uma grande escassez de água, torna esta localidade uma das regiões mais inóspitas do mundo, exigindo assim, um treinamento especial para superar as dificuldades.

Fazendo uso de um uniforme diferenciado, o qual possui aplicações em couro de cor amarronzada, lembrando os trajes dos vaqueiros da região, o combatente de caatinga, irá sempre procurar se fundir ao meio ambiente. A cobertura é dotada de abas, para lhe proteger o rosto e a nuca do sol escaldante. Tanto a calça quanto a camisa apresentam reforços de couro no peito, nos braços e nas pernas, para melhor suportar a agressão da vegetação (cactus, seria um exemplo) e do solo. A caatinga está, principalmente, no sertão do Brasil e existe a ideia de que o sertanejo é, antes de tudo, forte e resistente, em face das agruras do semiárido.

*Com informações do Centro de Instrução e Operações na Caatinga, via agência Verde-Oliva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here