Consórcio Damen-Saab Tamandaré: CONSUB espera oferecer à Marinha do Brasil as melhores corvetas para missão de patrulha na Amazônia Azul

A CONSUB – Soluções em Tecnologia é uma das empresas finalistas, dentro do consórcio Damen-Saab Tamandaré, para a construção das Corvetas da Classe “Tamandaré (CCT), projeto que está sendo conduzido pela Marinha do Brasil. Trata-se de uma concorrência internacional  para a aquisição de quatro navios militares de alta complexidade tecnológica. As embarcações serão construídas no país com exigência de conteúdo nacional entre 30% e 40% e vão demandar investimentos de US$ 1,6 bilhão em oito anos.

Neste projeto CCT, caso o consórcio seja o vencedor do certame, a CONSUB será a responsável pela absorção da tecnologia que permitirá o controle dos sensores e armamentos das futuras Corvetas (Gerenciamento de Combate); pela manutenção do sistema durante todo o período de vida dos navios e pela modernização da Corveta “Barroso”. Referente à Barroso serão retirados os equipamentos antigos, instalados novos da Saab e realizados testes de aceitação no porto e no mar.

A CONSUB espera oferecer à Marinha do Brasil as melhores corvetas para escolta de unidades de maior valor, patrulha do mar territorial e atendimento a compromissos internacionais. A construção das futuras Corvetas será realizada entre 2019 e 2027 no estaleiro Wilson Sons no Guarujá. Já a modernização da “Barroso” deve ser realizada nas dependências do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Parceria Saab e CONSUB

A parceria Saab – CONSUB foi firmada após a verificação da seriedade com que a empresa sueca planejava a sua participação no certame e a forma como tratava os assuntos sensíveis para apresentação de uma proposta consistente para o Sistema de Combate das Corvetas “Tamandaré”, bem como após a confirmação da capacitação da CONSUB para absorver a necessária tecnologia do CMS sueco.

Para a CONSUB o Projeto “Tamandaré” significa absorção de novas tecnologias, o que manterão a empresa no “estado da arte”, exatamente no tocante à sua maior capacidade que são os Sistemas de Comando e Controle Tático e de Armas. O projeto também permitirá a revitalização da equipe de instalações responsável instalar novos sistemas nos demais navios da Marinha.

CONSUB e Marinha do Brasil

Parceira da Marinha há mais de 20 anos e referência no desenvolvimento de soluções em tecnologia para sistemas navais no Brasil, a CONSUB é a única empresa brasileira que produziu, instalou e testou o Sistema de Comando e Controle Tático e de Armas, SICONTA, em operação vigente nos navios da esquadra brasileira.

A CONSUB é certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa brasileiro. A certificação inserida na Estratégia Nacional de Defesa do Brasil, distingue as empresas de capital majoritariamente nacional que trabalham na modernização e o fortalecimento das Forças Armadas Brasileiras. Para obter o título, a empresa passou por avaliações criteriosas e comprovou dispor de conhecimento de tecnologias essenciais para a manutenção da soberania nacional.

*Com informações da DAMEN



2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below