Coreia do Norte realiza teste de lançamento de novo míssil a partir de submarino

Segundo à agência de notícias KCNA, a Coreia do Norte realizou com sucesso o lançamento de um “novo tipo” de míssil balístico a partir de um submarino. O teste desta quarta-feira (02), ocorre após os EUA manifestar surpresa pela mudança de comportamento apenas alguns dias antes do reatamento planejado das negociações nucleares paralisadas.

“O novo tipo de míssil balístico foi disparado no modo vertical” nesta quarta-feira nas águas da Baía de Wonsan, revela a nota enviada pelo governo. A KCNA confirma que o míssil lançado fora o Pukguksong-3.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, enviou “parabéns calorosos” às unidades de pesquisa envolvidas no lançamento, que “não tiveram impacto adverso na segurança dos países vizinhos”, afirmou a KCNA.

A Coreia do Norte está proibida de lançamentos de mísseis balísticos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o Japão disse anteriormente que uma parte do míssil aterrissou em águas dentro da zona econômica exclusiva do país.

O teste “inaugurou uma nova fase para conter a ameaça das forças externas à RPDC [Coreia do Norte] e reforçar ainda mais o seu músculo militar de autodefesa”, completou a KCNA, usando um acrônimo formal para o Norte.

  • Com agências internacionais


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below