Corpo de Fuzileiros Navais conquista prêmio de Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão

Data:

O Corpo de Fuzileiros Navais conquistou o 14º Prêmio de Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão, concedido pelo Ministério da Defesa. A premiação, que será entregue em maio, reconhece o empenho do programa de recolocação profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PREP-CFN) na capacitação e reintegração ao mercado de trabalho de militares desligados ou em processo de transição do Serviço Ativo da Marinha do Brasil (MB). O prêmio reconhece organizações militares que adotam práticas de gestão eficazes, oferecendo aos ex-militares oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Nos últimos anos, o PREP-CFN tem se destacado como um instrumento para a reintegração dos Fuzileiros Navais no mercado de trabalho civil, oferecendo cursos de capacitação em diversas áreas. Mais de 2 mil militares estão cadastrados no projeto, que tem ajudado a promover a conexão entre empresas parceiras e os egressos da MB. A iniciativa já resultou em mais de 1.300 capacitações técnico-profissionais, gerando 550 egressos recolocados no mercado de trabalho e mais de 2.300 vagas de emprego abertas em diversos setores.

Atualmente, 50 corporações colaboram ativamente com o Programa de Recolocação Profissional, entre as quais: Direcional Engenharia, Prosegur, Águas do Rio, Grupo GPS e Kles Serviços Especializados. Essas empresas parceiras ampliam as chances dos inscritos no projeto de conseguirem uma inserção profissional.

Prêmio de Gestão de Excelência

Concedida pelo Ministério da Defesa, a premiação de Melhor Gestão reconhece projetos que adotam práticas exemplares na capacitação técnico-profissional básica, na formação cívica e na inserção qualificada de ex-militares no mercado de trabalho, contribuindo de forma significativa para sua transição à vida civil.

De acordo com o responsável pelas Relações Institucionais do PREP-CFN, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Renato Oliveira da Silva, a parceria entre o projeto e as empresas é essencial para o sucesso da iniciativa. “Essa parceria é fundamental para ambos os lados — tanto para a Marinha do Brasil, que consegue recolocar os militares em transição, quanto para as empresas, que se beneficiam ao receber profissionais com os valores cultivados na nossa Instituição: honra, competência, determinação e profissionalismo”, afirmou.

Cursos de Capacitação

O Curso de Vigilante e Escolta Armada é um dos mais procurados no PREP-CFN. Para o Soldado Fuzileiro Naval Matheus Silva Martins, essa capacitação foi fundamental em sua recolocação no mercado de trabalho. “Sou grato ao Projeto por me proporcionar realizar o curso de vigilante, pois me permitiu ampliar meus conhecimentos na área de segurança e entender mais sobre o setor de segurança privada. Hoje, estou qualificado e pude atuar no evento Lollapalooza através da SegurPro.”

Por meio da diversa gama de cursos de capacitação ofertada, o projeto também ajudou os ex-militares a descobrirem novas habilidades e áreas de atuação. Esse é o caso do Soldado Fuzileiro Naval Leonardo de Souza, que atualmente trabalha na empresa Casal Garcia Bolos. “Graças ao PSC, a Marinha me ajudou a retornar ao mercado de trabalho e hoje eu faço uma coisa que aprendi a amar e não consigo mais viver sem.”

Inscrições no Projeto

Para se inscrever no Projeto Soldado Cidadão do Corpo de Fuzileiros Navais basta acessar o site do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais e preencher o formulário de inscrição. No mesmo portal, é possível consultar as vagas disponíveis em cursos como: vigilante e escolta armada, eletricista de obras, soldador mecânico, guardião de piscina, mecânico de automóveis, bombeiro civil com especialização em trabalho em altura e espaço confinado, entre outras oportunidades.

. . .

Fonte: Agência Marinha

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano militar e ex-integrante de unidades especiais, com sólida atuação na cobertura de atividades das Forças Armadas brasileiras. Possui formação complementar em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares, realizados pelo Exército Brasileiro em diferentes biomas, além de capacitações no COPPAZNAV (Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltadas à cobertura em áreas de conflito. Atualmente aplica seus conhecimentos técnicos na produção de conteúdos jornalísticos realistas e acessíveis sobre o ambiente operacional das tropas, contribuindo para a valorização e compreensão da importância das Forças Armadas pelo público civil. Em 2011, deixou os registros de lado para atuar diretamente no desastre da Região Serrana do RJ, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro-RJ. Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e Defesa em Foco, é responsável por reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias

Poder de Prontidão: Fuzileiros Navais Aperfeiçoam Emprego de Blindados em Exercício Tático

O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) realizará,...

A Importância de Pensar como um Preparador: Lições do Apagão na Europa

Na última semana, um apagão de grandes proporções atingiu...

Atech conecta pessoas e ideias em Fórum sobre o futuro da mobilidade, segurança e inteligência artificial

A Atech, empresa do Grupo Embraer, realizou na quinta-feira,...

Marinha conclui sondagem e atualiza cartas náuticas de importante trecho no Marajó

A Marinha do Brasil (MB) anunciou, na última semana,...