O Corpo de Fuzileiros Navais conquistou o 14º Prêmio de Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão, concedido pelo Ministério da Defesa. A premiação, que será entregue em maio, reconhece o empenho do programa de recolocação profissional do Corpo de Fuzileiros Navais (PREP-CFN) na capacitação e reintegração ao mercado de trabalho de militares desligados ou em processo de transição do Serviço Ativo da Marinha do Brasil (MB). O prêmio reconhece organizações militares que adotam práticas de gestão eficazes, oferecendo aos ex-militares oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Nos últimos anos, o PREP-CFN tem se destacado como um instrumento para a reintegração dos Fuzileiros Navais no mercado de trabalho civil, oferecendo cursos de capacitação em diversas áreas. Mais de 2 mil militares estão cadastrados no projeto, que tem ajudado a promover a conexão entre empresas parceiras e os egressos da MB. A iniciativa já resultou em mais de 1.300 capacitações técnico-profissionais, gerando 550 egressos recolocados no mercado de trabalho e mais de 2.300 vagas de emprego abertas em diversos setores.
Atualmente, 50 corporações colaboram ativamente com o Programa de Recolocação Profissional, entre as quais: Direcional Engenharia, Prosegur, Águas do Rio, Grupo GPS e Kles Serviços Especializados. Essas empresas parceiras ampliam as chances dos inscritos no projeto de conseguirem uma inserção profissional.
Prêmio de Gestão de Excelência
Concedida pelo Ministério da Defesa, a premiação de Melhor Gestão reconhece projetos que adotam práticas exemplares na capacitação técnico-profissional básica, na formação cívica e na inserção qualificada de ex-militares no mercado de trabalho, contribuindo de forma significativa para sua transição à vida civil.
De acordo com o responsável pelas Relações Institucionais do PREP-CFN, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Renato Oliveira da Silva, a parceria entre o projeto e as empresas é essencial para o sucesso da iniciativa. “Essa parceria é fundamental para ambos os lados — tanto para a Marinha do Brasil, que consegue recolocar os militares em transição, quanto para as empresas, que se beneficiam ao receber profissionais com os valores cultivados na nossa Instituição: honra, competência, determinação e profissionalismo”, afirmou.
Cursos de Capacitação
O Curso de Vigilante e Escolta Armada é um dos mais procurados no PREP-CFN. Para o Soldado Fuzileiro Naval Matheus Silva Martins, essa capacitação foi fundamental em sua recolocação no mercado de trabalho. “Sou grato ao Projeto por me proporcionar realizar o curso de vigilante, pois me permitiu ampliar meus conhecimentos na área de segurança e entender mais sobre o setor de segurança privada. Hoje, estou qualificado e pude atuar no evento Lollapalooza através da SegurPro.”
Por meio da diversa gama de cursos de capacitação ofertada, o projeto também ajudou os ex-militares a descobrirem novas habilidades e áreas de atuação. Esse é o caso do Soldado Fuzileiro Naval Leonardo de Souza, que atualmente trabalha na empresa Casal Garcia Bolos. “Graças ao PSC, a Marinha me ajudou a retornar ao mercado de trabalho e hoje eu faço uma coisa que aprendi a amar e não consigo mais viver sem.”
Inscrições no Projeto
Para se inscrever no Projeto Soldado Cidadão do Corpo de Fuzileiros Navais basta acessar o site do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais e preencher o formulário de inscrição. No mesmo portal, é possível consultar as vagas disponíveis em cursos como: vigilante e escolta armada, eletricista de obras, soldador mecânico, guardião de piscina, mecânico de automóveis, bombeiro civil com especialização em trabalho em altura e espaço confinado, entre outras oportunidades.
. . .