Corpo de Fuzileiros Navais recebe comitivas estrangeiras no Complexo Naval da Ilha do Governador

Foto: Comando-geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Na semana que marcou as comemorações alusivas aos seus 211 anos de existência, o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) promoveu, no dia 8 de março, visita ao Complexo Naval da Ilha do Governador para as comitivas estrangeiras que participaram da solenidade militar, na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras. Como parte da programação, os militares assistiram a uma palestra sobre o CFN e percorreram as instalações do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, onde conheceram o Simulador do Corpo de Fuzileiros Navais.

A visita foi conduzida por oficiais-generais do CFN e contou com a participação do coordenador-geral de Infantaria de Marinha do México, vice-almirante Rafael López Martinez; do comandante-geral do Corpo de Infantaria de Marinha do Chile, contra-almirante Pedro Horácio Ábrego Martinez; do comandante da Força da Infantaria da Marinha do Peru, contra-almirante Herman Oyarce Arescurenaga; e do comandante da Força de Fuzileiros Navais do Comando Sul dos Estados Unidos da América, major general Michael F. Fahey III, que estava representando o comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América, general Robert Blake Neller.

As comitivas estrangeiras também visitaram a biblioteca do CFN e o novo prédio do Programa Forças no Esporte, inaugurado em dezembro de 2018. Em seguida, os Oficiais-Generais embarcaram em uma viatura operativa e seguiram para o 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais – Batalhão Riachuelo, onde assistiram a demonstrações de entrada em compartimento utilizando a técnica de “cerco e vasculhamento”, entrada em compartimento analisada pelo ponto de vista do comandante do grupo de combate, com a utilização de câmeras, e deslocamento em veículo blindado por todo o Complexo. A programação também contemplou simulação de tiro na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador e mostruário de meios e armamentos no Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais.

Foto: Francisco Veterano Alves

Ao final da visita, em nome de todas as comitivas presentes, o Coordenador-Geral de Infantaria de Marinha do México, vice-almirante López Martinez, agradeceu a receptividade do Corpo de Fuzileiros Navais e frisou que a troca de experiências é fundamental para o contínuo progresso das instituições. O Comandante-Geral do CFN, por sua vez, reforçou que a presença das comitivas às comemorações alusivas aos 211 anos do CFN demonstra a união entre o continente americano. “Sabemos que cada país tem suas particularidades no que diz respeito à doutrina, à formação e à força propriamente dita, porém temos em comum o desejo de trabalhar para uma sociedade melhor e mais justa, colocando os interesses das nações acima de tudo”, destacou o Almirante (FN) Alexandre durante a despedida das comitivas.

  • Com informações do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below