CST-100 Starliner; Comunicado oficial Boeing Company

blank
Imagem ilustrativa via Boeing Company.

Comunicado oficial da Boeing Company

O CST-100 Starliner está em uma órbita segura e não oferece riscos para constelação de satélites. O CST-100 Starliner está em uma órbita segura e estável após uma anomalia nesta manhã, após o lançamento e a separação de naves espaciais do Atlas V.

A anomalia parece ter sido o resultado de um temporizador de missão (MET) usando uma linha do tempo inesperada, que atrasou disparo do propulsor de inserção orbital, colocando o Starliner em uma órbita não planejada.

É necessária uma análise mais aprofundada da causa. A equipe de controle de vôo da Boeing rapidamente tomou medidas para colocar o Starliner em uma órbita que suporta um pouso seguro na Faixa de Mísseis White Sands, no Novo México.

A equipe combinada da Boeing e da NASA agora planeja trabalhar em conjunto para definir os objetivos do voo de teste para o restante da missão, enquanto se prepara para o pouso do Starliner.

No momento, o Starliner não irà atracar na Estação Espacial Internacional neste voo. Estamos orgulhosos da equipe por seu profissionalismo e ação rápida para proteger o veículo e permitir um retorno seguro. Esperamos ansiosamente rever e aprender com os dados que foram gerados a partir desta missão até agora.

blank