Curso Especial de Comandos Anfíbios 2019 realiza exercício em Ladário

Infiltração aquática por embarcações de transporte de tropa na Operação “Corixo”

O Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf) realizou no período de 13 a 26 de outubro, exercício na área do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), em continuidade às atividades curriculares previstas para a 4ª fase do curso.

Nos primeiros dias, os oito alunos tiveram instruções sobre o ambiente operacional do Pantanal ministradas pelo Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário na Área de Adestramento do Rabicho.

Em seguida, efetuaram o planejamento e a execução de uma operação na qual puderam aplicar os conhecimentos previamente obtidos ao longo das aulas, aliando-os às especificidades do Pantanal, e interagiram com meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais do Com6ºDN.

A operação contou com o apoio do Navio de Apoio Logístico “Potengi” para ações de transporte, interdição fluvial e apoio de fogo; e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que ficou em condições de realizar evacuação aeromédica e realizou instruções de Halocasting e Penca.

Sobre o curso

Alunos realizam treinamento no ambiente operacional do Pantanal

O C-Esp-ComAnf é constituído, basicamente, de quatro fases: a primeira é a fase de preparação física realizada no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes. A segunda, de instruções básicas de combate, tais como treinamento físico militar, natação utilitária, orientação, técnicas de patrulha, entre outras.

A terceira fase visa capacitar os alunos nas diversas técnicas especiais e no planejamento de reconhecimento e de ações de comandos. A quarta, fase atual, tem por finalidade a aplicação prática das técnicas especiais e do planejamento por meio da execução de missões nos diversos ambientes operacionais do território brasileiro.

Existente desde 1972, sendo conduzido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo desde 2000, o curso forma oficiais, sargentos e cabos aptos a planejar e executar operações especiais de fuzileiros navais.

  • Com informações do CCSM