DE KC-390 PARA C-390 MILLENNIUM: O QUE MUDOU?

Recentemente, a Embraer anunciou uma mudança na denominação do KC-390. O que poucos sabem é que sua nova alcunha, C-390 Millenium, foi escolhida para enfatizar a letra C da sigla de batismo da aeronave a partir de determinado Serial Number (número de série, em português).

E o que esse “C” quer dizer? Conheça o significado do alfabeto todo quando se trata de dar nome aos aviões. A nova aeronave multimissão da Embraer foi rebatizada, contudo manteve suas características tanto para o uso civil (certificado ANAC) quanto para o uso militar (certificado DCTA/IFI).

O cargueiro continua com força, robustez e velocidade inigualáveis, e segue destemido em situações adversas como evacuações aeromédicas, missões humanitárias e combate a incêndios, entre outras missões importantes como transporte de tropas, veículos, helicópteros, cargas, etc.

A única mudança, de fato, foi ter perdido a letra “K” de seu nome. Mas por quê? Bom, cada letra das siglas que batizam as aeronaves têm um significado, e a Embraer acredita que o outrora KC-390 deveria ser mais valorizado pelo que a letra “C” representa.

Nesse caso, reitra-se o “K” (do inglês tanker) que indica avião de reabastecimento aéreo, e enfatiza-se o “C”, de cargo (ou avião cargueiro). E assim é com todos os aviões, como se a indústria aeronáutica tivesse seu próprio alfabeto.

  • Fonte: Embraer.




Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail