De sete porta-aviões, Marinha do EUA só tem um em condições de combate na região do Atlântico

Único porta-aviões em condições de combate, o USS Abraham Lincoln, está realizando operações no no mar Arábico desde 1º de junho de 2019.

A Marinha dos EUA possui, sete porta-aviões que ficam baseados na região do Atlântico, mas destes apenas um está em operação. Recentemente o USS Harry S. Truman (CVN-75) apresentou problemas em sua rede elétrica, onde foi preciso ‘docar’ o navio para ser realizado os reparos necessários.

A embarcação está em Norfolk passando por um check completo para se verificar o que acarretou a pane elétrica e qual foi a dimensão do problema. O USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) precisa ainda passar por trabalhos de manutenção (18 meses), e sua tripulação terá de realizar treinamentos de reciclagem. Dessa forma, o grupo de ataque liderado pelo CVN-69 não estará pronto para operação antes de 2020.

Por sua vez, o USS John C. Stennis (CVN-74) alcançou metade de sua vida útil estimada e agora passará por uma revisão programada em Norfolk. Com previsão de retorno para 2021, até lá, a embarcação será utilizada para treinamentos das aeronaves US Navy.

O USS George Washington (CVN-73) está desmontado em partes e passa por manutenção. Já o USS George H. W. Bush (CVN-77) está “atracado” em Norfolk há mais de dois anos devido ao atraso em sua manutenção, pois o estaleiro não cumpriu com os prazos contratuais.

Já o USS Gerald R. Ford (CVN-78) não pode entrar em operação ainda, devido a problemas com seus elevadores e o sistema de lançamento e frenagem das aeronaves. Além disso, problemas com o sistema de energia nuclear estariam causado muitas dificuldades.

Assim, o único porta-aviões com capacidade de combate na região do Atlântico é o USS Abraham Lincoln (CVN-72), que está no mar Arábico. Seu grupo de ataque deixou a base no dia 1° de abril e atualmente está navegando pela costa indiana.

O aumento da tensão no golfo Pérsico fez com que o porta-aviões mudasse sua base. Após cumprir a atual missão, o CVN-72 irá para San Diego, na costa oeste dos EUA.

  • Com agências internacionais


Receba nossas notícias em tempo real nos seguindo pelos aplicativos de mensagem abaixo:

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do DefesaTV em seu e-mail, é de graça!

Assista nosso último episódio:


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here