DECEA faz planejamento especial para o Catarina Aviation Show

Data:

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), terá um planejamento especial durante o Catarina Aviation Show, maior encontro da aviação executiva fechado a convidados, que será realizado entre os dias 05/06 e 07/06, no São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, em São Roque (SP).

Segundo levantamento do CGNA, a previsão é ter um aumento de 40% em relação à edição anterior do evento em 2024, totalizando cerca de 700 movimentos aéreos nos três dias. Nas edições ocorridas em 2023 e 2024, houve um aumento expressivo de aproximadamente 350% comparado a uma semana normal, mantendo-se esta expectativa para 2025.

Durante o evento, haverá a adoção de procedimentos de controle de fluxo de tráfego aéreo, coordenação aeroportuária via Central Integrada de Slot (CIS) no CGNA, além de limitação de permanência na área de movimento do aeródromo.

Foram emitidos NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes) estabelecendo rotas preferenciais para aeronaves com destino ao Aeroporto de Catarina a partir dos setores das Regiões de Informação de Voo de Curitiba e Brasília.

Devido a implementação da coordenação no aeroporto, não haverá a necessidade de apresentação dos planos de voo completo (PVC) ou simplificado (PVS) com antecipação mínima de 24 horas, porém deverão seguir as regras de controle de slot ATC, conforme o NOTAM E2849/25 . O plano de voo terá que ser apresentado com no mínimo 4h30 de antecedência ao horário do slot alocado.

O CGNA atua como elo de integração entre as partes interessadas, com o objetivo de mitigar os possíveis impactos de desbalanceamento decorrentes de eventos dessa magnitude, especialmente por envolver a Terminal São Paulo, que possui a maior demanda do país.

O uso do Portal do CGNA para coordenação de slot e o envolvimento da CIS, além da publicação de rotas preferenciais para o evento, evidenciam uma atuação colaborativa alinhada aos princípios do CDM (Collaborative Decision Making). “Todas as medidas envolvendo a coordenação do aeroporto foram tomadas em conjunto entre o DECEA e a administração aeroportuária, visando absorver a demanda de voos durante o período do evento”, esclareceu o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich.

Fotos: DECEA



Fonte:Força Aérea Brasileira

Autor

  • Jornalista especializado em Defesa e Segurança (MTB 37358/RJ), veterano das Forças Armadas e ex-integrante de unidades especiais, com ampla experiência na cobertura de operações militares, treinamentos e atividades estratégicas das Forças Armadas brasileiras. Sua atuação combina expertise técnico-operacional com sólida formação civil voltada à comunicação em ambientes de defesa, incluindo capacitações específicas em Estágios de Correspondente para Assuntos Militares realizados pelo Exército Brasileiro em diversos biomas do país, além de cursos no COPPAZNAV (Curso de Correspondente de Paz da Marinha do Brasil) e no CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil), voltados à cobertura em áreas de conflito e operações de paz. É reconhecido por produzir conteúdos jornalísticos realistas, acessíveis e impactantes, contribuindo para a valorização institucional das Forças Armadas junto à sociedade civil. Em 2011, atuou diretamente na resposta ao desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, realizando mapeamentos e coordenando informações em áreas isoladas, o que lhe rendeu uma Moção de Reconhecimento da Câmara de Vereadores de Sumidouro (RJ). Foi agraciado com as Medalhas Amigo da Marinha, Mérito Veterano da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) e Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. Atualmente é Diretor de Conteúdo Audiovisual da Defesa TV e do Defesa em Foco, coordenando reportagens e documentários que aproximam a sociedade dos bastidores da Defesa Nacional com linguagem ética, técnica e engajadora.

    Ver todos os posts

Popular

Últimas Postagens
matérias