Defender e Integrar : Esquadrão Escorpião celebra 25 anos

blank

Nessa segunda-feira (28), o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3° GAV) Esquadrão Escorpião, situado na Ala 7, em Boa Vista (RR), comemorou 25 anos de existência, momento que relembrou fatos e pessoas que marcaram a história da Unidade Aérea.

blank
Emblema 1º/3º GAV – Fonte : INCAER

Durante as comemorações houve um momento de trazer a memória a importância do esquadrão em sua trajetória histórica até o cumprimento das missões atuais. Não ficou de fora o reconhecimento aos Militares que se destacaram no cumprimento da missão o que representa a importância do fator humano para o sucesso das operações.

Criado em 28 de setembro de 1995, o Esquadrão Escorpião realiza, diariamente, missões de Defesa Aérea, o que garante o contínuo patrulhamento das fronteiras do Norte do País. Lembrando que esta aérea de patrulhamento inclui as fronteiras com a Venezuela e Guiana Francesa que são localidades de patrulhamento ostensivo devido ao tráfego de aeronaves não autorizadas, que muitas vezes trazem substâncias proibidas ao Brasil e por esse motivo a presença da Força Aérea Brasileira na região é muito importante para garantia da segurança das fronteiras impedindo a chegada destas aeronaves em solo brasileiro.

Existem muitas ações conjuntas entre as forças policiais que são auxiliadas pelo esquadrão com o objetivo de  apoiar as incursões previamente monitoradas pelos órgãos de inteligência aumentando a segurança das operações e mantendo a soberania do espaço aéreo brasileiro.   É de fato um trabalho de muitos profissionais, homens e mulheres no cumprimento de Controlar, Defender e integrar cuja realidade muita vezes desconhecida porém de grande importância para população brasileira.

blank
Foto de divulgação : Agência Força Aérea Brasileira

Além disso, atua na formação de Líderes de Esquadrilha da Aviação de Caça e mantém seus pilotos treinados para cumprirem ações de Ataque, Apoio Aéreo Aproximado, Interceptação, entre outras.

Atualmente, o 1º/3º GAV está equipado com a aeronave A-29 Super Tucano, cuja fabricação é da empresa EMBRAER. Esta aeronave representa um excelente vetor de defesa  que atendem de forma satisfatória a missão de um caça de ataque leve.

Também conhecido como Embraer EMB-314 “Super Tucano” é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para uma aeronave de ataque tático, baseado nas características de emprego que alia precisão na navegação, ataque  e baixo custo de operação.

blank
Foto de divulgação : Agência Força Aérea Brasileira

O Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, realizou a entrega certificado de reconhecimento para os novos membros da Ordem dos Escorpiões Honorários, título que é concedido a militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares, assim como a personalidades civis, que tenham prestado relevantes serviços ao 1º/3º GAV.

blank
Foto de divulgação : Agência Força Aérea Brasileira

HISTÓRICO

Em 1º de agosto de 1993, vislumbrando as crescentes e inéditas exigências do final de século e a integração ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, percebeu-se a necessidade de ativar, na Amazônia, uma unidade de combate, recebendo assim aeronaves AT-27 Tucano.

No dia 18 de maio de 1995, foi criado o Núcleo do 1°/3° GAV, e a Unidade passou a ser subordinada a Terceira Força Aérea. O então Capitão Aviador Octacílio Giovannini Filho recebeu o título de Escorpião 01, assumindo oficialmente a função de Comandante. Finalmente, no dia 28 de setembro do mesmo ano foi ativado o Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.

blank
Foto de divulgação : Agência Força Aérea Brasileira

Hoje temos um grande orgulho em comemorar esta data que nos permite refletir a grande importância das instituições militares que cumprem uma missão vital na manutenção da soberania nacional, como também aqueles que trabalham em todo sistema estratégico e logístico que apoiam a missão destes militares que juntamente com suas famílias integram esta grande equipe de trabalho.

Estas e outras informações estão disponíveis em www.fab.mil.br e publicações . O objetivo e transmitir informações de qualidade que fortaleçam a imagem da Força Aérea no Brasil, do orgulho nacional representado por suas instituições. Fotos usadas são da Agência Força Aérea Brasileira.

Acompanhe também nossas notícias do Defesa.Tv no Youtube.

Então até breve ! Senta Pua !

 

Luiz Carlos

Especialista em Assuntos Militares e entusiasta da Aviação.

@asashistoricas

www.aerotudo.com.br – Revistas eletrônicas grátis sobre aviação.

aviação, embraer, brasil, voo, santos, dumont, aniversário, paixão, aviões, aircraft, aviation, apoiar, militar, aereo, asas, força, aérea, brasileira, modernização, Brasília, veteranos, aeronaves, indústria, brasil, nacional