Defesa emprega mais de 25 mil militares no combate à COVID – 19

Militares do Exército em parceria com órgão públicos orientaram caminhoneiros sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus

Os militares das Forças Armadas permanecem em diversas frentes de trabalho para combater o novo coronavirus e apoiar a população. Coordenados com agentes do governo, estão sendo empregados em ações como montagem de barracas em apoio a hospitais, fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos, descontaminação de locais públicos e transporte de medicamentos.

Na sexta-feira (03), uma aeronave C-130 (Hércules), da Força Aérea, transportou, do Rio de Janeiro (RJ) para Manaus (AM), equipamentos médicos de apoio ao combate do novo coronavírus.

Até o momento, mais de 25 mil militares atuaram na Operação COVID-19. O trabalho conta com 792 viaturas, 214 barracas, 60 embarcações e 5 aeronaves.

Além dessas ações, outras medidas visando atender as necessidades locais de cada região estão sendo desenvolvidas por um Comando Aeroespacial de ativação permanente e por dez Comandos Conjuntos, constituídos para o enfrentamento à doença.

Região Centro-Oeste

O Hospital das Forças Armadas (HFA), localizado em Brasília (DF), está adotando medidas para identificar casos suspeitos de coronavírus com o recurso de inteligência artificial e com o uso de câmeras termais. Os pacientes que vão à emergência, ou ao prédio central, passam por uma inspeção capaz de detectar, de forma imediata, a temperatura corporal. Caso essa esteja acima de 37,8º, é emitido um sinal sonoro e a pessoa é encaminhada para exame clínico e laboratorial.

Região Norte

Militares do 54º do Batalhão de Infantaria de Selva, em conjunto com profissionais de saúde de Humaitá (AM), estão identificando sintomas da COVID-19 em pessoas que entram no município. O trabalho ocorre em barreiras sanitárias, montadas em pontos estratégicos de acesso à cidade.

Em ação realizada em parceria com agentes da Polícia Rodoviária Federal e com colaboradores do SEST/SENAT, em Macapá (AP), militares da 22ª Brigada de Infantaria de Selva orientaram caminhoneiros sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus, além de realizar a distribuição de lanches e de kits com produtos de higiene e de proteção.

Em Tocantins, o 22º Batalhão de Infantaria do Exército realizou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, a higienização de três estações de ônibus municipais. A ação visa prevenir e minimizar o risco de contaminação com a COVID-19.

Região Nordeste

Em Pernambuco, a Força Aérea apoiou o desembarque de nove toneladas de materiais de saúde para utilização em hospitais.

Em Alagoas, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado apoiou a campanha de vacinação contra a gripe. Os militares atuaram na organização e no controle do fluxo de pessoas nos pontos de vacinação volantes. Os militares também apoiaram a prefeitura na distribuição de cestas básicas nas escolas municipais, cooperando com a organização e com a segurança nos locais de entrega.

Em Natal (RN), militares realizaram a desinfecção da Rodoviária de Natal, em ação de enfrentamento ao novo coronavírus em locais de grande circulação de pessoas.

Região Sudeste

Em coordenação com o Comando Conjunto do Sudeste, a Prefeitura do Guarujá (SP) recebeu autorização para a instalação de um hospital de campanha dentro do hangar da Base Aérea de Santos, com 70 leitos e postos de triagem.

Região Sul

Em Bagé (RS), a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada forneceu quase 800 mil litros de água, beneficiando, aproximadamente, 700 famílias e 2,6 mil pessoas na região.

Equipes do 28° Batalhão de Caçadores e da Capitania dos Portos de Sergipe, em Aracaju (SE), distribuíram alimentos nas escolas municipais da capital sergipana.  Eles também cooperaram com a organização e com a segurança dos locais de entrega de kits de merenda escolar, a fim de atender estudantes que estão com aulas suspensas por causa da pandemia.

Em São João Batista (SC), em apoio à Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, o 63º Batalhão de Infantaria, localizado em Florianópolis (SC), realizou a montagem de barraca em frente à Unidade Básica de Saúde Central, para a triagem em local arejado.

O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 3ª Região Militar Exército autorizou a aquisição de 100Kg de Trietanolamina por uma indústria de Cruz Alta (RS). O produto será usado na fabricação de 10 toneladas de álcool gel e doado para órgãos de saúde.

O 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército apoiou a comunidade de São Borja (RS), com o fornecimento de água potável, a fim de garantir medidas sanitárias e de higiene essencial.

Em Santa Maria (RS), o Parque Regional de Manutenção 3, da Força Terrestre, realizou a manutenção de mobiliário hospitalar e o seu transporte para o hospital regional da cidade, auxiliando a prefeitura no combate ao COVID -19.

O 22° Grupo de Artilharia de Campanha, situado em Uruguaiana (RS), realizou ação conjunta com órgãos de segurança pública, recebendo 53 brasileiros que estavam na Argentina e foram trazidos pela embaixada brasileira no país vizinho.

Campanha de doação de sangue

Em Taubaté (SP), militares do Comando de Aviação do Exército participam, desde 24 de março, de mutirões de doação de sangue no Hemocentro de Taubaté (SP). Diariamente,  deslocam-se até o hemonúcleo de forma escalonada, a fim de  evitar aglomerações.

Iniciativas semelhantes foram promovidas pelas Forças Armadas no Rio de Janeiro, em Porto Velho e no Distrito Federal. No último, a ação foi realizada pelo Comando Conjunto Planalto para abastecer o  Hemocentro de Brasília. No Rio, militares do 1° Batalhão de Polícia do Exército também participaram de campanha de doação de sangue, a fim de complementar os estoques em unidades de coleta da região.

Em Porto Velho (RO), militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado iniciaram, na quinta-feira (02), campanha de doação de sangue na capital rondoniense.

No Sergipe, a união de esforços entre as Forças Armadas, por meio do 28º Batalhão de Caçadores e entidades governamentais, resultou na campanha voluntária de doação de sangue, reforçando os estoques dos bancos de sangue, na cidade de Aracaju.

Para saber mais, acesse o hotsite da Operação Covid-19.

Fotos: Divulgação Operação COVID-19/ MD

Por: Lane Barreto e Tenente Raquel Alves

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

You may also like