Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro tem novo chefe

No dia 18 de dezembro, no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, na Capital Federal, foi realizada a cerimônia de passagem de Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT). O General de Exército Edson Leal Pujol transmitiu o cargo ao General de Divisão Gláucio Lucas Alves, atual Vice-Chefe de Material, que assume a função de modo interino. A solenidade contou com as presenças de autoridades civis e militares, incluindo antigos integrantes do DCT.  O primeiro evento da programação foi a inauguração do retrato na Galeria dos antigos Chefes desse Órgão de Direção Setorial (ODS).

Na sequência, a cerimônia transcorreu no Salão de Honra do Gabinete do Comandante do Exército, sendo presidida pelo Comandante da Força, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. O Gen Leal Pujol assumiu a Chefia do DCT no dia 4 de maio de 2018. Ele deixa suas funções em razão de sua nomeação, pelo Presidente da República eleito, para assumir o Comando do Exército Brasileiro a partir de 11 de janeiro de 2019. Em suas palavras de despedida, o Gen Leal Pujol agradeceu a dedicação de todos os militares com os quais trabalhou ao longo de sua gestão ante o DCT, já vislumbrando a desafiadora missão que terá pela frente.

O DCT é o ODS que tem, entre outras atribuições no âmbito do Exército, as missões de planejar, organizar, dirigir e controlar, no nível setorial, as atividades científicas, tecnológicas e de inovação; orientar, normatizar e supervisionar a pesquisa, o desenvolvimento e a implementação das bases física e lógica do Sistema de Comando e Controle, de Guerra Eletrônica e de Defesa Cibernética; e realizar a Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicações. Criada em 2005, essa organização militar surgiu da necessidade de reestruturação e integração das atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação para atender às demandas da Força Terrestre, no desenvolvimento de produtos e serviços de defesa com alto valor tecnológico.

Fonte: Agência Verde-Oliva



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Enter the text from the image below