O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesta quinta-feira (9) que foi aprovada a venda de sistemas de defesa terra-ar Patriot a Taiwan. Um negócio avaliado em US$ 620 milhões (R$ 3,3 bilhões), revela a agência Reuters.
“A proposta de venda atende aos interesses nacionais, econômicos e de segurança dos EUA, apoiando os esforços contínuos do beneficiário para modernizar as Forças Armadas taiwanesas e para manter uma capacidade defensiva confiável”, oficializou o departamento por meio de nota.
A empresa Lockheed Martin será a principal empresa responsável pela produção dos sistemas. A compra foi solicitada “a fim de suportar uma vida operacional de 30 anos”, disse o Departamento de Estado norte-americano. O Ministério da Defesa de Taiwan revelou que a entrega deve ser realizada a partir de agosto.
“Esta venda de armas é a sétima pela administração Trump a Taiwan até agora, demonstrando plenamente a importância atribuída à nossa segurança de defesa nacional, consolidando nossa parceria de segurança com os Estados Unidos e mantendo conjuntamente a paz e a estabilidade no estreito de Taiwan e na região”, declarou o ministério taiwanês.
- Com agências internacionais