Desfile cívico militar em Brasília tem presença do presidente da República, Jair Bolsonaro

blank
O presidente Jair Bolsonaro desfila em carro aberto no incio do desfile de 07 de setembro, Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O primeiro desfile em comemoração à Independência do Brasil na gestão do presidente da república, Jair Bolsonaro, começou às 9h deste sábado (07). O presidente acompanhou a apresentação ao lado da primeira-dama Michelle, dos filhos, além de diversos ministros e autoridades.

Bolsonaro chegou à tribuna de honra, montada na Esplanada dos Ministérios, a bordo do Rolls Royce presidencial. Ele foi recebido pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo; pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre; e pelo presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira.

Em seguida, já posicionado na tribuna, Bolsonaro recebeu as honras militares da Guarda Presidencial. Conforme determina o protocolo, o início do desfile foi autorizado pelo presidente, após solicitação ao Comandante Militar do Planalto (CMP), o general de exército Sergio da Costa Negraes, que conduz a apresentação.

Veja como foi o desfile cívico militar de 7 de setembro:

Também estão na tribuna de honra presidencial o vice-presidente Hamilton Mourão, e boa parte dos ministros do governo, entre eles Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) e Abraham Weintraub (Educação).

Neste ano, o desfile conta com a participação de cerca de 4,5 mil pessoas e teve como tema a mensagem “Vamos Valorizar o que é Nosso”, mesmo conceito adotado pela Semana do Brasil, iniciativa lançada pelo governo federal para estimular o patriotismo e ações promocionais no comércio varejista.

Na primeira etapa do desfile de hoje, houve a execução do Hino Nacional seguido do Hino da Independência, interpretados pela fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas Dragões da Independência, com a participação do coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília.

Em seguida, houve a apresentação da tocha do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida pelo atleta Altobeli Santos da Silva, acompanhado do grupamento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Segunda Guerra Mundial, de ex-integrantes da Força de Paz, acompanhados pela banda do Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro (BPE), além da Guarda de Honra composta por alunos do Colégio Militar de Brasília (CMB).

Na sequência, desfilam estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, que somam 1,1 mil participantes, seguidos de apresentação do Exército Brasileiro (EB), Força Aérea Brasileira (FAB), Marinha do Brasil (MB), Força Nacional de Segurança (FNS), Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, além de tropas motorizadas, com seus veículos de combate blindados.

A expectativa é de que o desfile dure cerca de duas horas, com a saída de Bolsonaro e comitiva por volta das 11h. Tradicionalmente, um dos pontos altos do desfile é a passagem da Pirâmide Humana do BPE de Brasília com 47 militares se equilibrando em uma única moto.

O evento termina com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que, durante 25 minutos, realizou acrobacias aéreas no céu da capital.

  • Com informações da agência Brasil (EBC)

1 COMENTÁRIO

  1. Graças a Deus e ao Presidente Bolsonaro, o Brasil a caminho de quase 100% verde e amarelo.
    Sente-se no ar retornar o verdadeiro patriotismo, liderado pelo Excelentíssimo Presidente da República.
    Que a Luz do Cristo Consolador ilumine o Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho!
    🙏🙏🙏🇧🇷❤🙏🙏🙏

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here