A Diretoria-Geral de Navegação (DGN) realizou uma reunião institucional com a Diretoria da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), no dia 13 de fevereiro. O encontro foi conduzido pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Sílvio Luís dos Santos, e contou com a participação do Assessor de Assuntos Marítimos da DGN, Capitão de Mar e Guerra (RM1-T) Alexandre Lima Lustoza; do Vice-Presidente da ABAG, Ingo Plöger; e da Diretora Executiva da ABAG, Gislaine Balbinot.
Na ocasião, foram compartilhados dados e informações sobre o cenário atual do agronegócio brasileiro, além das interseções entre os campos de atuação das instituições. Ingo Plöger enfatizou que o transporte marítimo é fundamental para a infraestrutura no país, sendo necessário seu fortalecimento contínuo e expansão a fim de reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade dos produtos nacionais no mercado global. Ele propôs um grupo de trabalho com a finalidade de pensar o Brasil do futuro. “Quando atores conjugam na mesma direção, temos a possibilidade de crescimento”, completou o Vice-Presidente da ABAG.
O Diretor-Geral de Navegação ressaltou a importância da utilização dos rios e mares como solução mitigadora para alguns gargalos logísticos enfrentados atualmente pelo agronegócio brasileiro. Segundo o Almirante de Esquadra Sílvio Luís, a partir de uma perspectiva estratégica, construída com o diálogo entre as instituições, será possível tornar o país mais eficiente, competitivo e desenvolvido.
Com a finalidade de unir esforços para a descoberta de soluções, a médio e longo prazo, para o aprimoramento da logística envolvida no escoamento da produção dessa importante atividade econômica, foram aventadas possibilidades de se identificar gargalos logísticos, abrangendo, particularmente, o modal aquaviário. Desse modo, serão programadas reuniões entre a DGN e os membros que compõem o grupo de trabalho da ABAG, no intento de descortinar possíveis ações e traçar objetivos a serem alcançados por ambas as instituições.