26 C
Rio de Janeiro
Sexta-feira, Março 29, 2024

Dia da Bandeira

Date:

blank

Há exatos 134 anos, 4 (quatro) dias após a proclamação da República, nossa Pátria instituía um novo estandarte, que se tornou seu maior emblema: a Bandeira Nacional.

Oriunda de estandartes e antigos brasões, nossa Bandeira, “símbolo augusto da paz”, foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na bandeira do Império, recebeu, no lugar da coroa imperial, o círculo azul com a expressão positivista “Ordem e Progresso”, além de estrelas brancas, atualmente em número de vinte e sete, que representam os estados e o Distrito Federal. Nossa Bandeira desponta, com destaque, no concerto das nações, encerrando o heroísmo e o sacrifício das vitórias do passado, os desafios do presente e a grandiosidade do futuro do Brasil.

Verdadeira materialização da nacionalidade, as cores do Pavilhão Nacional evocam o orgulho do povo brasileiro, que caminha, célere, para a superação dos desafios naturais de uma sociedade livre e democrática.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Bandeira não se gasta, não esmaece e nem se finda. Transfigura-se no fogo e incorpora-se à nova flâmula hasteada pontualmente ao meio-dia. Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas.

Soldados de Caxias! Ao comemorarmos o Dia da Bandeira, o Exército, atento ao cumprimento de sua missão constitucional, reafirma seu compromisso com a Nação brasileira. No seu dia, auriverde “pendão da esperança”, receba todo o afeto e o vigor de nossa alma de SOLDADO!

Brasília-DF, 19 de novembro de 2023.

Marcelo Barros
Marcelo Barroshttps://defesa.tv.br
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).